CuriosidadeAnimaisPor que animais de sangue quente?

Por que animais de sangue quente?

Img Mobile - Por que animais de sangue quente?

Você já ouviu falar que os animais são classificados em espécies de sangue quente e espécies de sangue frio? Biologicamente, essa diferença está relacionada à divisão dos animais endotérmicos e animais ectotérmicos. Vamos explicar melhor:

Os animais considerados de sangue quente são, basicamente, as aves e os mamíferos. Já os animais de sangue frio englobam as espécies de répteis, anfíbios, peixes e animais invertebrados.

O termo correto para animais de sangue quente é endotérmico, e para as espécies de sangue frio a classificação é ectotérmico. Os conceitos de endotermia e ectotermia são usados para classificar os animais de acordo com o tipo de controle da temperatura corporal que eles têm.

Os animais contam com mecanismos termorreguladores. No caso dos animais endotérmicos, quando a temperatura corporal é elevada, o organismo se mantém com uma temperatura estável graças ao metabolismo. Agora, no caso dos animais ectotérmicos, esse ajuste de temperatura não acontece por meio de mecanismos internos, mas sim por fontes externas de calor, como o Sol, por exemplo.

Assim, podemos dizer que os mamíferos e as aves podem ficar longos períodos sem exposição ao Sol, pois já contam com mecanismos internos de ajuste da temperatura, o que corresponde ao chamado “sangue quente”. Já os répteis e os anfíbios precisam do calor do Sol para sobreviver.

Essa explicação nos mostra também o motivo pelo qual aves e mamíferos conseguem viver em regiões extremamente geladas do globo terrestre. Já espécies como lagartos, cobras e jacarés só conseguem viver em áreas com fontes externas de calor para elevar sua temperatura corporal.



+ Sobre essa Curiosidade: Sangue Mamífero Répteis

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Perseguindo Buracos de Minhoca: a caça por atalhos no espaço-tempo
  • Dicas para comprar uma TV
  • Super Mouse
  • Pilotos e a Manutenção dos Aviões
  • O computador mais rápido do mundo está na China!
  • Quando acabará a água de São Paulo?
  • Simplicidade voluntária
  • Tudo pela saúde pública - Oswaldo Cruz

Você Sabia?

Com um lápis é possível escrever uma linha reta de 56 km.