CuriosidadeAnimaisPor que animais de sangue quente?

Por que animais de sangue quente?

Img Mobile - Por que animais de sangue quente?

Você já ouviu falar que os animais são classificados em espécies de sangue quente e espécies de sangue frio? Biologicamente, essa diferença está relacionada à divisão dos animais endotérmicos e animais ectotérmicos. Vamos explicar melhor:

Os animais considerados de sangue quente são, basicamente, as aves e os mamíferos. Já os animais de sangue frio englobam as espécies de répteis, anfíbios, peixes e animais invertebrados.

O termo correto para animais de sangue quente é endotérmico, e para as espécies de sangue frio a classificação é ectotérmico. Os conceitos de endotermia e ectotermia são usados para classificar os animais de acordo com o tipo de controle da temperatura corporal que eles têm.





Os animais contam com mecanismos termorreguladores. No caso dos animais endotérmicos, quando a temperatura corporal é elevada, o organismo se mantém com uma temperatura estável graças ao metabolismo. Agora, no caso dos animais ectotérmicos, esse ajuste de temperatura não acontece por meio de mecanismos internos, mas sim por fontes externas de calor, como o Sol, por exemplo.

Assim, podemos dizer que os mamíferos e as aves podem ficar longos períodos sem exposição ao Sol, pois já contam com mecanismos internos de ajuste da temperatura, o que corresponde ao chamado “sangue quente”. Já os répteis e os anfíbios precisam do calor do Sol para sobreviver.

Essa explicação nos mostra também o motivo pelo qual aves e mamíferos conseguem viver em regiões extremamente geladas do globo terrestre. Já espécies como lagartos, cobras e jacarés só conseguem viver em áreas com fontes externas de calor para elevar sua temperatura corporal.



+ Sobre essa Curiosidade: Sangue Mamífero Répteis
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Origem da Palavra Lenda
  • Top 10 piores aeroportos do mundo em 2014
  • A Invenção do Microondas
  • Que tal trocar esperma por iPhone 6S?
  • Por que a saliva não mata sede?
  • Na Internet, como são divididos os domínios para os países?
  • As melhores frases desmotivacionais
  • Top 10 mitos populares que todo mundo acredita

Você Sabia?

É possível morrer prendendo o espirro, ou também, se você espirrar muito forte é possível fraturar uma costela.