Universo

Por que existem animais mortos no espaço?

Entenda os testes espaciais que utilizaram animais e os deixaram mortos no espaço!

Entenda os testes espaciais que utilizaram animais e os deixaram mortos no espaço!

Testes espaciais realizados pela Nasa utilizaram animais e deram origem a existência de espécies mortas no espaço. A agência espacial norte-americana afirmou, em um artigo oficial, denominado “Uma breve história dos animais no espaço”, que usou animais em nome dos avanços científicos e tecnológicos. O artigo foi lançado em agosto de 2004, no site da instituição.

O texto deixa claro o uso de experimentação animal durante os anos da corrida espacial, o que muitos protetores de animais consideram um grave crime, além de uma atitude cruel. Os animais que morreram em testes espaciais abriram caminho para que o homem pudesse alcançar o êxito de chegar ao espaço.

Os testes permitiram que Neil Armstrong chegasse à Lua em 20 de julho de 1969 e também abriram as portas para a exploração espacial dos anos seguintes. Os eventos espaciais que foram assistidos por milhões de pessoas ao redor do mundo custaram a vida de diversos animais, um sacrifício que ficou desconhecido do grande público por anos.

Os animais usados nas experiências de exploração espacial foram importantes heróis dessa história, pois, antes mesmo de a Nasa cogitar enviar astronautas ao espaço, ela teve que entender o que poderia acontecer com um ser vivo em um ambiente tão inóspito.

ANÚNCIOS

Cachorro astronauta

Sendo assim, para conhecer os efeitos de expor uma espécie de mamífero ao ambiente fora da atmosfera terrestre e entender as consequências da ausência de gravidade e da proximidade com a radiação do sol, os pesquisadores decidiram enviar macacos, cachorros, chimpanzés e outras espécies animais como cobaias. Os testes foram planejados e colocados em prática por Rússia e Estados Unidos.

Macaco astronauta

ANÚNCIOS

Esse foi o triste início da corrida espacial no mundo. Os acertos e os erros foram alcançados através da construção e do teste intenso das naves espaciais. Os lançamentos das naves com animais dentro eram sempre fatais para as espécies. Algumas das naves testes que levaram esses animais ao espaço nunca foram recuperadas pelos pesquisadores, ficando abandonadas em órbita como lixo espacial. O mesmo aconteceu com os restos mortais dos animais, que nunca foram recuperados.

Sobre o Autor