CuriosidadeCotidianoPor que sentimos ânsia de vômito ao escutar ou ao ver alguém vomitar?

Por que sentimos ânsia de vômito ao escutar ou ao ver alguém vomitar?

Img Mobile - Por que sentimos ânsia de vômito ao escutar ou ao ver alguém vomitar?

Entenda por que nosso organismo reage ao se deparar com uma cena nojenta, como ver alguém vomitando!



O vômito é uma reação natural do nosso organismo, desencadeada por alguns tipos de estímulos, físicos, visuais ou sensoriais. Podemos sentir ânsia de vômito ao ver algo nojento, ao provocar estímulos em terminações do nervo vago, ao sentir cheiros desagradáveis, entre outros gatilhos.

Ver ou ouvir alguém vomitando, por exemplo, causa uma sensação de repulsa e mal-estar, que desperta em nós a vontade de vomitar. O vômito é, na verdade, uma tentativa do organismo de expulsar algo que pode ser nocivo. Ele é causado por um mecanismo de defesa do corpo humano, e isso tem forte influência do cérebro.

Todos vomitando na sala

Gato com ansia de vomito

Durante o vômito, a musculatura do abdômen se contrai e sentimos um forte desconforto. A boca se enche de saliva, a respiração se torna lenta e ocorre uma abertura do esôfago. Com isso, o conteúdo que se encontra no estômago é lançado para fora e ficamos com um gosto terrível na boca.

Tudo isso ocorre por conta de um simples estímulo, que, como já mencionado, pode ser algo que desperte a sensação de nojo, como o fato de ver alguém vomitando ao nosso lado.

Essa reação do corpo humano acontece principalmente por causa de nossos receptores sensoriais. Os estímulos chegam à região do centro nervoso na medula, provocando a contração no estômago que dá início ao processo do vômito. A ocorrência está relacionada à uma zona de gatilho e à compressão da região estomacal.

Bebe vomitando na boca da mae

Segundo os médicos, é impossível controlar ou segurar o vômito. Além disso, é possível forçar o vômito por meio do estímulo na garganta, quando colocamos o dedo ou a base da língua nessa região. Este tipo de situação é chamado de vômito induzido. Vale ressaltar que esse tipo de procedimento não é recomendado, pois pode provocar feridas no esôfago e pode levar ao desenvolvimento de bulimia, um grave transtorno psicológico e físico, que causa perda de potássio no organismo e pode levar à desnutrição severa.

Pare que vou vomitar


Leia também:
O que é Emetofobia?

Por que excesso de álcool provoca vômito?

Como é possível perceber, o vômito é um processo natural do corpo humano, que acontece quando desencadeado por estímulos, que podem ser visuais ou olfativos. Sendo assim, não existem meios de controlar esse processo ou tentar evitá-lo quando ele já foi estimulado pelos gatilhos sensoriais. Por isso, da próxima vez que alguém sentir vontade de vomitar ao seu lado, fuja antes de começar a sentir náuseas.



+ Sobre essa Curiosidade: Vômito
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Veja também

  • Para que servem os pelos pubianos?
  • Vereadores do Brasil custam mais que Europeus
  • Atlântida existiu mesmo?
  • Top 10 das Forças Especiais mais perigosas do mundo
  • A maior velocidade alcançada em solo pelo homem
  • Por que pessoas boas seguem as ordens do mal?
  • Como surgiu a Terra e o Sistema Solar
  • 14 coisas poderosas para fazer quando você estiver triste

Você Sabia?

Senna conquistou 41 vitórias, 161 GPs, fez 2.750 voltas na liderança, 65 poles e ganhou 3 títulos mundiais.