CuriosidadeMundo BizarroO que é Emetofobia?

O que é Emetofobia?

Img Mobile - O que é Emetofobia?

Você já ouviu falar sobre emetofobia? Essa condição é caracterizada pelo medo excessivo de vomitar, ou seja, uma pessoa sofre dessa fobia quando sente um pavor irracional da ânsia de vômito.

Apesar de ser uma fobia estranha, ela é bastante comum. O medo de vomitar já foi estudado em pesquisas, e uma delas, realizada nos Estados Unidos, mostrou que aproximadamente 6% das pessoas têm medo de vomitar, apresentando ou não a condição extrema da emetofobia.

Quem sofre dessa fobia pode ter passado por algum evento traumático relacionado ao vômito, principalmente durante a infância. Os principais sintomas dessa doença são: batimentos cardíacos acelerados, suor frio, sensação de pânico, tremores, entre outros.

As pessoas que têm emetofobia também sofrem com a dificuldade para conviver socialmente e para alterar hábitos alimentares. São pessoas que não gostam de provar comidas diferentes ou ir a restaurantes simplesmente por que sentem um medo irracional de vomitar. Também é comum que essas pessoas comam de maneira seletiva, façam poucas refeições durante o dia e procurem comer o mínimo possível.

O transtorno tem origem psicológica e pode ser tratado de forma multidisciplinar, especialmente com terapia cognitiva. Existem, inclusive, grupos de ajuda online para pessoas que sofrem desse problema.

emetofobia, medo de vomitar

O medo irracional de vomitar é mais frequente nas mulheres. Esse excesso de sensibilidade ao vômito é um transtorno bastante desagradável. No tratamento, é importante investigar as causas que levaram ao desenvolvimento do transtorno psicológico.

As pessoas que sofrem com o medo de vomitar são chamadas de emetofóbicas. Essa condição também é bastante frequente em mulheres grávidas, que ficam com medo de enjoar durante o começo da gestação.

Vale ressaltar ainda que essa fobia não está relacionada apenas ao ato de vomitar, isso por que as pessoas que têm o problema também sofrem da fobia quando estão perto de indivíduos que estejam passando mal e que corram o risco de vomitar.

A emetofobia atrapalha a rotina das pessoas, que evitam ambientes profissionais, transporte público, áreas públicas, aviões, navios, parques de diversão e eventos sociais. Trata-se de um transtorno de ansiedade, baseado em um receio de origem irracional. O medo é persistente e frequentemente relatado por crianças e adolescentes.

É uma fobia bastante específica, manifestada em forma de aversão e medo de vomitar. Se você tem ou conhece alguém que viva com esse tipo de transtorno, o mais recomendado é buscar ajuda profissional para descobrir as causas de fundo emocional que levaram à fobia.



+ Sobre essa Curiosidade: Fobia Vômito

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • LHC em experimento chega a 10 trilhões de Graus Celsius
  • Por que o serviço de Call Center no Brasil é tão ruim?
  • A conspiração da Cura do Câncer
  • De onde vêm os nomes dos oceanos?
  • Se os extraterrestres existissem, será que eles fariam sexo?
  • Quem criou o CEP no Brasil?
  • Qual o mês que mais nasce bebês no Brasil e no Mundo?
  • Vídeos capturam anjos voando

Você Sabia?

O corpo humano tem 100.000 quilômetros de veias, artérias e vasos sanguíneos.