CuriosidadeCotidianoQuais frutas não possuem sementes?

Quais frutas não possuem sementes?

Img Mobile - Quais frutas não possuem sementes?

Algumas plantas e árvores apresentam a produção da auxina sem a necessidade de fertilização. Esse processo resulta na formação de frutos sem semente - fenômeno conhecido como partenocarpia.

Algumas frutas também se desenvolvem sem sementes quando são geneticamente manipuladas. Os frutos partenocárpicos duram mais e, teoricamente, são mais agradáveis para comer, pois não apresentam sementes.

A formação de frutos sem sementes também pode estar associada à polinização deficiente ou a formação de gametas inférteis.

Na agricultura, uma técnica utilizada para a obtenção de frutos sem sementes é o desbalanço cromossômico de indivíduos triploides, como as bananas. A mesma ténica é empregada para produzir melancias sem caroço a partir de sementes triploides.

Hoje, os cientistas trabalham em estudos de mecanismos genéticos que permitam a produção de frutos sem fertilização. Em geral, os frutos que não têm sementes são: a banana comercial, o figo brasileiro, o limão taití, e a laranja baiana legítima. Graças à engenharia genética, hoje também encontramos à venda algumas variedades de caquis, laranjas e uvas sem sementes.



+ Sobre essa Curiosidade: Comida Frutas
Comentários:

Curiosidades Relevantes