Quais os melhores bancos do Brasil?

Quais os melhores bancos do Brasil?
Por Juliana Miranda

As instituições bancárias são como um “mal necessário” na vida de todo cidadão. Apesar de cobrarem taxas elevadas e buscarem sempre um lucro incessante, são os bancos que norteiam a vida financeira de grande parte da população e, por isso, são fundamentais.

No momento de escolher um banco, é preciso buscar referências sobre taxas de administração, benefícios, programas de fidelidade, qualidade do atendimento ao cliente e serviços disponíveis. Outro ponto que deve ser levado a sério é a saúde financeira da instituição, uma prova de que o banco onde você está investindo seu dinheiro não corre risco de quebrar ou ter prejuízos.

Atualmente, o Banco do Brasil é considerado o melhor banco para se investir no país. Em seguida, aparece o Itaú. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Segundo a FGV, Banco do Brasil e Itaú aparecem como as melhores opções do mercado para pessoas físicas e jurídicas, principalmente no que diz respeito a investimentos em fundos de renda fixa, em fundos de ações e em fundos multimercados.

As principais instituições financeiras do Brasil são Itaú, Bradesco e Santander, que aparecem constantemente na lista das dez empresas mais reclamadas no Procon. Contraditoriamente, em termos de Satisfação do Cliente, Bradesco, HSBC e Itaú são considerados os melhores bancos do país, pois oferecem um atendimento mais qualificado nas agências.