Cotidiano

Quais são os principais crimes hediondos no Brasil?

Entenda o que são crimes hediondos e quais são os mais cometidos no Brasil!

Os chamados crimes hediondos costumam ter grande repercussão na mídia, principalmente quando são marcados por requintes de crueldade e violência. Mas, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, os crimes hediondos não são caracterizados apenas pela total falta de compaixão do criminoso. Na verdade, existe uma lei que estabelece todos os crimes que podem ser classificados como hediondos, e a lista é grande!

De acordo com a Lei nº 8.072/90, são crimes hediondos aqueles que recebem a maior reprovação do Estado brasileiro, ou seja, aqueles crimes mais graves e que provocam revolta e aversão à sociedade. Estes crimes costumam causar um dano expressivo, com extremo potencial de violência e de gravidade acentuada. Por isso mesmo, os crimes hediondos são os que recebem as penas mais longas de prisão.

A própria palavra “hediondo” tem relação com algo profundamente repugnante e sórdido. Esse tipo de ação ultrapassa todos os limites dos padrões morais e agride toda a sociedade, provocando comoção e solidariedade.

Crimes Hediondos no Brasil

Pela legislação brasileira, são considerados crimes hediondos: o homicídio qualificado, os crimes de extermínio, o latrocínio, a extorsão qualificada pela morte, a extorsão mediante sequestro e na forma qualificada, o estupro, a epidemia com resultado de morte, a falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais e o genocídio. Também existem os crimes que são equiparados a hediondos. Entre eles, estão: o tráfico ilícito de entorpecentes, a tortura e o terrorismo.

ANÚNCIOS

No Brasil, os crimes hediondos mais cometidos são o homicídio, o latrocínio, o estupro, o estupro de vulnerável e a extorsão qualificada pela morte. Todos os crimes estão previstos na Lei de Crimes Hediondos e recebem punições severas.

Sobre o Autor