Qual é a distância da Terra ao Sol?

Todos os dias você pode ver o sol de qualquer lugar no planeta Terra. O rei sol ilumina o planeta com tanta intensidade que dá a sensação de proximidade. Mas nada está mais longe da realidade, porque a estrela solar está a milhões de quilômetros de distância. Você conhece a distância exata entre o Sol e a Terra?

A unidade astronômica



Ao longo da história, os astrônomos tentaram encontrar a distância exata entre os dois corpos celestes e estabelecer uma unidade de medida para isso. Foi em 2012, quando a União Astronômica Internacional decidiu adotar uma medida exata e, assim, criou a unidade astronômica que mede com precisão a distância entre o Sol e o planeta Terra e equivale exatamente a 149.597.870.700 metros. Desta forma, os cientistas podem quantificar as distâncias no espaço fazendo uso desta unidade.

Distancia arredondada: 149.600.000 km

Assim, eles estabeleceram uma unidade que determinou a distância média, uma vez que a Terra, quando orbitava ao redor do Sol seguia o modelo de Kepler com uma trajetória elíptica, há momentos em que ela está mais ou menos distante do Sol. A Terra localiza-se cerca de 147 milhões de quilômetros de distância do Sol quando está menos distante. A forma elíptica da órbita significa que ela não é um círculo perfeito, mas sim um tipo de círculo esticado no qual o Sol não está exatamente no centro.

Terra orbitando o Sol
Planeta Terra Orbitando o Sol


Assista:



+ Sobre essa Curiosidade: Terra Sistema Solar

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • A doença mais antiga do mundo
  • Quando derreterá todo o gelo glacial?
  • Como funcionam os filtros solares
  • Por que engordamos?
  • Curiosidades sobre o D. Pedro I
  • 150 pessoas é o número máximo de amigos que você conseguirá ter
  • A invenção da bússola e sua importância para humanidade
  • O que uma mulher quer em um homem

Você Sabia?

Dos estados americanos, o Alasca ganha em número de empregados que vão ao trabalho a pé.