CuriosidadeCotidianoSaiba o que é Período Sabático

Saiba o que é Período Sabático

Img Mobile - Saiba o que é Período Sabático

Por causa da rotina extremamente agitada e repleta de atividades todos os dias, raramente uma pessoa consegue ficar descansando, por um longo período. Mesmo quando estamos de férias, podemos notar que nossa agenda está cheia de compromissos, seja com a família, com outros trabalhos, faculdade, pós-graduação. A sensação é de que não paramos nunca.

Para tirar um intervalo de verdade das suas atividades existe o período sabático, um período de repouso, cujo termo foi herdado do hebraico. O sábado de paz dos judeus vem da palavra Shabat Shalom, um intervalo de descanso entre a noite de sexta-feira e a noite de sábado. Enquanto sábado seria usado como dia de descanso semanal, o período sabático seria considerado um imenso sábado, que pode durar até 1 ano.

Para os judeus, seguindo o Antigo Testamento, o período sabático era improdutivo, época em que eles deixavam de cultivar a terra, depois de um longo tempo de produtividade.


Como funciona o período sabático nos dias de hoje?


Viagem, desenvolvimento pessoal

Atualmente, mesmo no período sabático, são poucas as pessoas que reservam um intervalo imenso para não fazerem absolutamente nada. Na prática, as pessoas se organizam financeiramente para passarem de 6 meses a 1 ano como tempo sabático, com o objetivo de realizar um curso fora do país, viver uma experiência diferente, fazer uma viagem revigorante, algo que não seria possível se mantivessem a rotina com a qual estavam acostumadas, mas que consumia cada minuto do seu próprio tempo.

Algumas pessoas separam o período sabático para trabalharem o autoconhecimento, para escrever um livro ou para explorar alguma habilidade que possa servir para melhorar a carreira no retorno às atividades normais.


Período sabático não é o mesmo que férias



As férias correspondem a uma pausa bem menor do que o período sabático. Quando tiramos férias ficamos afastados do trabalho por 15 dias ou 30, no máximo.

Relaxando, lendo, periodo sabatico

Para ser considerado período sabático, nos dias atuais, é necessário se afastar das atividades por pelo menos 3 meses e, quase sempre, com o intuito de fazer algo especial, que não seria feito nas férias, por exemplo.

O período sabático está vinculado com o objetivo de fazer algo grandioso para o crescimento pessoal, que não precisa estar relacionado com a sua carreira, por exemplo.

O período sabático é diferente porque é dedicado para fazer algo interessante, surpreendente, realmente engrandecedor. Realizar um intercâmbio cultural pode ser uma ótima alternativa para quem precisa dar um break para se conhecer melhor, redefinir suas perspectivas, encontrar novas maneiras de enxergar o mundo e ressignificar a própria vida.

Um bom desafio e uma motivação pessoal profunda, que justifique a ausência por um intervalo tão longo, são ótimos motivos para tirar um período sabático.

O período sabático precisa ser planejado, principalmente se você trabalha em uma empresa. Como largar tudo para ficar até 1 ano vivenciando uma experiência que não está vinculada com seu posto profissional atual?

É preciso convencer seus chefes a te recontratarem no retorno. Para os profissionais liberais ou pessoas que foram demitidas, planejar um período sabático se torna um pouco mais fácil.

Outra dica legal para organizar o seu período sabático é falar com quem já vivenciou essa experiência. Não se esqueça de verificar se você tem recursos financeiros suficientes para uma empreitada dessas, antes de começar!



+ Sobre essa Curiosidade: Férias Trabalho

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Um extremo aquecimento global pode ter sido o maior evento de extinção em massa
  • Até 1887, átomo era tido como a menor partícula de matéria existente
  • 35 perfis de famosos mais tops do Instagram
  • 10 terapias chocantes usadas para tratar o público LGBT
  • Simulação japonesa de um impacto de meteoro sobre a terra
  • Como funcionam os filtros solares
  • Quantas espécies humanas existem?
  • Estudo indica que beijar reduz as respostas alérgicas

Você Sabia?

Na Idade Média, os casamentos aconteciam sempre no mês de junho.