CuriosidadeCotidiano9 razões pelas quais você ainda se sente cansado depois de uma noite de sono

9 razões pelas quais você ainda se sente cansado depois de uma noite de sono

Img Mobile - 9 razões pelas quais você ainda se sente cansado depois de uma noite de sono

Você já teve a sensação de que quanto mais dorme, mais cansado fica? Pois bem, existem algumas razões pelas quais as pessoas ainda se sentem cansadas e sonolentas mesmo depois de terem dormido bem a noite toda.

É importante dizer que a sonolência excessiva pode ser perigosa para a saúde, para a concentração, para o desempenho profissional e para a integridade física. Um estudo demonstrou, por exemplo, que um em cada 25 adultos adormece ao volante todos os meses.

Por isso, é importante conhecer os motivos pelos quais você sente fadiga constante mesmo dormindo bem. Assim, é possível buscar o tratamento adequado.

Confira os principais motivos do cansaço e do estresse:


Mulher cansada, sono

1. Anemia – A carência de ferro no corpo reduz a circulação de oxigênio nos tecidos e faz com que a pessoa tenha uma perda de energia. A doença também traz outros sintomas, como pele amarelada e pálida, falta de ar e dores musculares.

2. Diabetes – O Diabetes é caracterizado pela produção insuficiente de insulina, aumentando o nível de açúcar no sangue. A doença também causa perda de peso, fome e sede excessiva.

3. Doença celíaca – Esta doença é causada pela reação anormal do organismo ao glúten, uma forma de intolerância. O glúten é uma proteína encontrada nos cereais. A doença também provoca diarreia e perda de peso.

4. Colangite biliar primária – Também chamada de colangite crônica destrutiva, a doença destrói os canais biliares do fígado.

5. Hipotireoidismo – O problema afeta a glândula tireoide, causando a baixa produção de hormônios tireoidianos. Além do cansaço, a doença provoca ganho de peso e fraqueza muscular.

6. Doença de Alzheimer – Pesquisadores descobriram que a sonolência pode ser um sintoma da doença de Alzheimer. A doença provoca um acúmulo de beta-amiloide no cérebro. Outros sintomas são apatia, perda de memória de curto prazo e irritabilidade.

7. Síndrome das Pernas Inquietas – Esta doença afeta o sistema nervoso e faz com que você mova as pernas durante o sono, prejudicando a qualidade do repouso.

Mulher domindo na cama pes descobertos

8. Apneia do sono – A apneia é uma condição em que as vias aéreas são bloqueadas durante o sono, fazendo com que a pessoa deixe de respirar de forma temporária, por até 20 segundos. A doença também causa ronco alto. O sono fica prejudicado.

9. Síndrome de fadiga crônica – Ocorrências de sonolência por 3 ou 4 meses podem indicar síndrome de fadiga crônica, uma condição que pode causar dor nas articulações, dor muscular, dores de cabeça e falta de concentração.

Todas essas doenças podem comprometer a qualidade do sono. Portanto, se você vem sentindo algum sintoma desagradável, como fadiga extrema, é importante procurar um médico para fazer um diagnóstico preciso e iniciar o tratamento mais adequado.



+ Sobre essa Curiosidade: Dormir Sono Pesadelo

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Coisas que você não sabia sobre o Rio de Janeiro
  • Méson Pi
  • Curiosidades da Alemanha
  • Você sabia que 365 línguas diferentes são faladas na Indonésia?
  • Confirmado pela Ciência: homens se sentem ameaçados por mulheres inteligentes
  • 10 ilusões de ótica inesperadas em fotos
  • Quantas pessoas no Brasil ganham bolsa família?
  • 7 Curiosidades de famosos

Você Sabia?

A Casa Branca tem 13092 facas, garfos e colheres.