CuriosidadeAnimaisSerá que a ciência explica por que as pessoas amam tanto os gatos?

Será que a ciência explica por que as pessoas amam tanto os gatos?

Img Mobile - Será que a ciência explica por que as pessoas amam tanto os gatos?

Os gatos são, definitivamente, animais interessantes, repletos de personalidade e domínio territorial. O fascínio que estes bichanos despertam realmente atrai milhões de apaixonados por estes animais de estimação.

É óbvio que existem pessoas que acreditam que os gatos sejam animais egoístas e manipuladores, mas a verdade é que eles são bem mais companheiros do que muitos imaginam. O que ocorre, na verdade, é que os gatos não são tão carentes como os cães e, por isso, eles podem parecer indiferentes, mas não são!

De acordo com uma série de estudos realizados por Daniel Mills, da Universidade de Londres, os gatos não procuram seus donos humanos para orientação. Eles são totalmente independentes e gostam de explorar os espaços em seus próprios termos.

gato fofo

Além disso, pesquisadores japoneses descobriram que é um fato que os gatos podem ouvir seus donos chamando seus nomes, mas eles simplesmente não se importam. Algumas pesquisas afirmam que quando os gatos ronronam ou se esfregam na perna de seus donos ou de outra pessoa, isso é apenas uma tentativa de deixar seu cheiro. Gatos selvagens observados na natureza, por exemplo, se esfregam nas árvores para marcar território.

gatinhos, filhotes

Algumas pessoas acreditam que os gatos domésticos são espécies invasoras e que sempre que são deixados do lado de fora de casa, eles se transformam em caçadores carnívoros. Na natureza, as gatas-mãe ensinam os seus gatinhos a caçar nas primeiras 8 semanas de vida. Já os gatos domésticos, que são criados ou nascidos em casa, perdem essa característica e o instinto de caçador.

gato sentado kkk

Alguns estudos revelaram também que um parasita encontrado no cocô dos gatos, chamado Toxoplasma gondii, pode chegar até o organismo de seus donos. Segundo a pesquisa de Kathleen McCauliffe, os indivíduos que foram testados positivo para este parasita costumam apresentar mudanças de personalidade. Homens infectados com o parasita são mais suspeitos, introvertidos e não se preocupam com a opinião de outras pessoas sobre eles.

Já as mulheres infectadas com o parasita são exatamente o oposto. Elas são mais extrovertidas, mais conscientes de sua autoimagem, confiantes e obedientes às regras.

bichano brincando com a flor

Como é possível perceber, os gatos realmente controlam a vida, a mente e o coração de seus donos e, mesmo com todos os aspectos possivelmente negativos desse bichinho de estimação, milhões de seres humanos continuam apaixonados pelos bichanos. Por causa da evolução, os humanos foram adaptados para gostar e adorar os gatos, principalmente aqueles realmente fofos e peludos.

Veja também:

Estudo indica que gatos gostam mais de pessoas do que de comida

A curiosidade matou o gato?

Acredite se quiser: Um gato conseguiu prever 50 mortes



+ Sobre essa Curiosidade: Gatos
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Por que dizem que os gatos têm sete vidas?

    Essa lenda surgiu da Idade Média, quando os gatos, assim como as bruxas e magos, eram vítimas da Inquisição. Apesar dos esforços para acabar com eles (que m...
    Leram 223236 Vezes

  • 10 vezes em que os Gatos salvaram vidas

    Os gatos são, muitas vezes, injustiçados ao serem rotulados como animais indiferentes, egoístas e sem amor ou apego pelos donos. Na verdade, os bichanos são...
    Leram 12967 Vezes

  • Os Gatos Ronronam

    Por que os gatos ronronam? O ronronar é parte do repertório de comunicação social dos gatos, aparentemente criado pelo movimento do ar em espasmos por cont...
    Leram 12033 Vezes

  • Curiosidades sobre gatos

    Algumas pessoas dizem que os gatos são animais interesseiros e egoístas, mas, na verdade, eles são extremamente inteligentes e apegados aos seus donos, mesm...
    Leram 22028 Vezes