Esses são os sintomas físicos causados por alguma doença mental

Muitas vezes quando pensamos nas doenças mentais tendemos a acreditar que elas são puramente mentais, sem sintomas físicos. Embora muitos medicamentos causem efeitos colaterais físicos, as próprias doenças mentais, antes de serem tratadas, geralmente podem afetar o seu corpo.

É de suma importância entender que as doenças mentais não afetam apenas a mente. Além disso, é relevante estar atento a qualquer sintoma que possa estar ocorrendo em conjunto com os problemas emocionais, para que você possa receber um diagnóstico correto. Dica: anote tudo o que sente de sintoma físico.

Confira os 8 sintomas físicos que a maioria das pessoas não dão muita importância, mas que podem ser sinais de algum transtorno mental


1 - Dor de estômago


O Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) - que é a ansiedade causada por um trauma grave, tem muitos sintomas físicos, como dores no peito, enxaquecas e dores de estômago. Esse é o principal exemplo de como doenças psicológicas podem causar dores físicas.

2 – Dores de cabeça




Dores de cabeça e enxaquecas podem ser sintomas de transtornos de ansiedade, transtornos de humor, depressão e até TOC. Por isso é sempre bom ficar atento aos sintomas e se consultar para investigar a causa desses males físicos.

3 - Transpiração




Sudorese é um dos sintomas mais comuns de ansiedade. É uma das respostas naturais do seu corpo ao perigo, e todos fazemos isso de tempos em tempos, quando estamos nervosos. No entanto, se você estiver suando excessivamente ou com muita frequência, consulte seu médico investigar se é ansiedade.

4 – Constipação


Tanto a ansiedade quanto a depressão podem fazer com que uma pessoa fique constipada. Isso ocorre porque o estresse pode suprimir o reflexo gastrocólico (é a ação corporal que precede as fezes). Obviamente, a constipação também pode ser causada muitas coisas, ficando mais claro se você estiver com outros sintomas.
Mas fique atento, esse sintoma pode sinalizar que algo está errado mentalmente.

Além de ser um sinal de doença mental, a constipação é um efeito colateral dos medicamentos usados no tratamento de pacientes.

5 - Queda de cabelo




O eflúvio telógeno, mais conhecido como queda de cabelo, pode ocorrer por várias razões. Uma causa, no entanto, é o estresse emocional.

Esse sintoma é bem complexo de ser diagnosticado, pois a perda de cabelo é mais comumente ligada a alterações hormonais, porém a depressão, a ansiedade e o estresse podem ser a causa dessas alterações hormonais. Muitos portadores de depressão relatam ter perdido cabelo.

Se você sofre de perda de cabelo, procure seu médico e faça um exame de sangue para determinar a causa.


6 – Vertigem (Tontura)


A vertigem é uma sensação de tontura caracterizada por sentir que você ou o mundo estão girando. Por ser causada por muitos fatores, incluindo problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão e depressão pós-parto.

Se você está tendo tonturas ou está ficando tonto com facilidade, é importante ir ao médico para descobrir a causa subjacente. Se você está se sentindo deprimido ou ansioso, é importante informar ao seu médico, pode ser a causa do sintoma físico.

7 - Síndrome da Ardência Bucal (Síndrome da boca ardente)


É caracterizada pela sensação de queimação ou formigamento nos lábios, língua ou boca. Também pode parecer que sua boca está ardendo, como se você estivesse acabado de tomar uma sopa super quente. Isso acontece independentemente de você ter comido comida apimentada ou ter queimado a boca em algo quente. É uma síndrome por si só, mas estudos associaram a doença a problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade. Procure um médico para saber mais! [Leia mais]

8 - Mãos dormentes e com formigamento


Essa sensação de formigamento nas mãos é um dos sintomas mais estranhos da ansiedade. O indivíduo que sofre disso pode sentir suas mãos dormentes ou como se elas estivessem sendo furadas por agulhas, podendo ser doloroso.
A sensação pode ser causada por hiperventilação, quando um indivíduo respira muito dióxido de carbono, mas também pode ser desencadeada pelo estresse.

Preserve sua saúde mental, sempre que sentir algum sintoma, procure ajuda médica!

Veja também:

10 coisas que todos podem fazer para manter sua saúde mental em dia

16 fatos que você não sabe sobre a depressão

Esses são os sintomas físicos causados por alguma doença mental

Curiosidades Relevantes

Leia Mais