CuriosidadeCotidianoSua língua pode falar sobre seu estado de saúde

Sua língua pode falar sobre seu estado de saúde

Img Mobile - Sua língua pode falar sobre seu estado de saúde

As características da língua humana dizem muito sobre o estado de saúde do organismo. Aftas, manchas brancas, feridas, vermelhidão e outros sintomas podem ser indicativos de doenças ou de deficiências de vitaminas.


Confira os principais sinais que sua língua pode dar sobre seu estado de saúde e fique atento!



Se notar a presença de nódulos ou uma aparência anormal, procure um médico!


Manchas brancas – A presença de manchas brancas na língua pode ser um sinal de candidíase, uma infecção por fungos. O problema pode aparecer em decorrência de outras doenças que afetam o equilíbrio das bactérias presentes na boca. As manchas brancas possuem uma aparência rendada, com a presença de líquen. Isso significa que seu sistema imunológico está atacando os tecidos da boca. Informe o seu dentista sobre qualquer sinal de manchas esbranquiçadas na língua.


Leucoplasia – Essa doença é caracterizada pela presença de células da boca que se multiplicam excessivamente, o que leva a manchas brancas na língua e irritações. O problema é frequentemente diagnosticado em pessoas que fumam. A leucoplasia pode ser um precursor do câncer.


Manchas pretas – A presença de manchas escuras na língua acontece por causa do acúmulo de proteínas que transformam pequenas saliências normais em fios mais longos. Nesta situação, os alimentos e bactérias se acumulam na língua. O problema pode acontecer com pessoas infectadas com o vírus HIV.


Língua vermelha brilhante – A vermelhidão excessiva na língua pode ser um sinal precoce da doença de Kawasaki, uma condição rara e grave que inflama os vasos sanguíneos do corpo, geralmente em crianças. Também é um sintoma de escarlatina. Se a língua vermelha também estiver lisa e dolorida, isso pode ser um sinal de deficiência de vitamina B3.


Deficiência de vitamina – As deficiências de ácido fólico e vitamina B12 podem fazer com que a língua fique avermelhada. Neste caso, é preciso realizar um exame de sangue para determinar os níveis das substâncias.


Língua geográfica – Esta condição faz com que um padrão de mapa de manchas avermelhadas se desenvolva na superfície da língua. É uma doença inofensiva e facilmente tratável.


Doença de Kawasaki – É uma condição que também pode fazer com que a língua tenha uma aparência vermelha. É observada em crianças com menos de 5 anos de idade e acompanhada de febre alta.


Língua dolorida ou irregular – Se a língua estiver dolorida ou irregular, com inchaços, as possíveis causas são: trauma, como mordidas acidentais; ou bruxismo.


Fumar – Fumar irrita a língua, o que pode causar dor e, até mesmo, câncer de boca.


Aftas – Essas úlceras na boca têm causas desconhecidas em muitos casos, mas pode ser resultado de elevado nível de estresse. As lesões são pequenas e avermelhadas, com inchaços e irritações.


Câncer bucal – A presença de caroços ou nódulos na língua, que não desaparecem dentro de duas semanas, pode ser uma indicação de câncer bucal.



+ Sobre essa Curiosidade: Língua Saúde

O site dos curiosos.

Veja também

  • Curiosidades Curiosas 4
  • Mini Dicionário Japonês
  • Aquecimento Global - Se você desiste, eles desistem...
  • Alexandra Allen, a adolescente que tem alergia à água
  • Estados Unidos registram 15 casos de peste bubônica em 2015
  • Cientistas descobrem por que as viagens espaciais podem cegar os astronautas
  • Por que você deve dormir pelado
  • Curiosidades sobre Escorpiões

Você Sabia?

Em um tempo de vida médio é possível afirmar que a pele humana é renovada mil vezes.