Cotidiano

Sua língua pode falar sobre seu estado de saúde

As características da língua humana dizem muito sobre o estado de saúde do organismo. Aftas, manchas brancas, feridas, vermelhidão e outros sintomas podem ser indicativos de doenças ou de deficiências de vitaminas.

Confira os principais sinais que sua língua pode dar sobre seu estado de saúde e fique atento!

Se notar a presença de nódulos ou uma aparência anormal, procure um médico!

Manchas brancas – A presença de manchas brancas na língua pode ser um sinal de candidíase, uma infecção por fungos. O problema pode aparecer em decorrência de outras doenças que afetam o equilíbrio das bactérias presentes na boca. As manchas brancas possuem uma aparência rendada, com a presença de líquen. Isso significa que seu sistema imunológico está atacando os tecidos da boca. Informe o seu dentista sobre qualquer sinal de manchas esbranquiçadas na língua.

Leucoplasia – Essa doença é caracterizada pela presença de células da boca que se multiplicam excessivamente, o que leva a manchas brancas na língua e irritações. O problema é frequentemente diagnosticado em pessoas que fumam. A leucoplasia pode ser um precursor do câncer.

Manchas pretas – A presença de manchas escuras na língua acontece por causa do acúmulo de proteínas que transformam pequenas saliências normais em fios mais longos. Nesta situação, os alimentos e bactérias se acumulam na língua. O problema pode acontecer com pessoas infectadas com o vírus HIV.

Língua vermelha brilhante – A vermelhidão excessiva na língua pode ser um sinal precoce da doença de Kawasaki, uma condição rara e grave que inflama os vasos sanguíneos do corpo, geralmente em crianças. Também é um sintoma de escarlatina. Se a língua vermelha também estiver lisa e dolorida, isso pode ser um sinal de deficiência de vitamina B3.

Deficiência de vitamina – As deficiências de ácido fólico e vitamina B12 podem fazer com que a língua fique avermelhada. Neste caso, é preciso realizar um exame de sangue para determinar os níveis das substâncias.

Língua geográfica – Esta condição faz com que um padrão de mapa de manchas avermelhadas se desenvolva na superfície da língua. É uma doença inofensiva e facilmente tratável.

Doença de Kawasaki – É uma condição que também pode fazer com que a língua tenha uma aparência vermelha. É observada em crianças com menos de 5 anos de idade e acompanhada de febre alta.

Língua dolorida ou irregular – Se a língua estiver dolorida ou irregular, com inchaços, as possíveis causas são: trauma, como mordidas acidentais; ou bruxismo.

Fumar – Fumar irrita a língua, o que pode causar dor e, até mesmo, câncer de boca.

Aftas – Essas úlceras na boca têm causas desconhecidas em muitos casos, mas pode ser resultado de elevado nível de estresse. As lesões são pequenas e avermelhadas, com inchaços e irritações.

Câncer bucal – A presença de caroços ou nódulos na língua, que não desaparecem dentro de duas semanas, pode ser uma indicação de câncer bucal.
Sua língua pode falar sobre seu estado de saúde

Você pode gostar também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Cotidiano