Cotidiano

Você provavelmente nunca ouviu falar nessas 6 artes marciais

Você com certeza já ouviu falar em artes marciais e deve ter uma boa ideia do que é isso. Artes marciais é uma definição geral que engloba uma série de modalidades de luta, que englobam não apenas o desenvolvimento físico, como também desenvolvimento mental. Tawkwondo, Karate, Capoeira, Judo, Sumo, Kung Fu e Boxing são algumas das mais famosas; mas ainda existem outras muitas modalidades, como Wushu, Aikido, Kickboxing, Kenjutsu, Ninjutsu e muitos outros.

Essas talvez sejam as artes marciais mais conhecidas no mundo, mas não existem apenas elas. Conheça seis artes marciais super interessantes que você talvez nunca tenha ouvido falar.

Bakom

O Bakom é uma modalidade de luta que surgiu nas ruas peruanas, em especial nas Favelas do país, na década de 80.  Roberto Puch Bezada é apontado como seu criador, ele foi militar no país e conhecido lutador de rua. Puch é visto até hoje como um grande mestre e até pouco tempo atrás ainda era possível ter lições com ele.

ANÚNCIOS

O peruano Bakom é um estilo de luta que mescla jiu-jitsu e golpes de vale-tudo. O Bakom visa neutralizar o oponente, mas prevê o uso de golpes “não honrosos”, como o uso de armas escondidas.

Dambe

O Dambe é uma arte que muito se assemelha ao boxe, mas muito mais antiga. A modalidade é herdeira do povo Hausa, da África Ocidental, que era um povo de guerreiros em que muito da interação social se baseava em torno da luta e de seus rituais.

ANÚNCIOS

Diferente do boxe, o Dambe não se baseia tanto na “trocação” franca e sim em poderosos golpes que visam o nocaute.  As roupas também são uma grande marca. Os lutadores atacam apenas com uma das mãos, que é envolvida por um pano e por corda. O ganhador também tem a perna enrolada por uma espécie de cordão.

Okichitaw

Formulada pelo lutador canadense George J. Lepine, o Okichitaw é considerado também uma luta de memória. Isso porque foi inspirada em técnicas tradicionais de luta dos povos Plains-Cree, um povo indígena originário do território canadense. Okichitaw também mescla técnicas do Taekwondo e Judô.

Kalari Payattu

Criada na Índia há muitas décadas, essa é uma modalidade apontada como a mais antiga do mundo. Além disso, acredita-se que muitas das modalidades mais famosas de hoje foram inspiradas, em algum grau, na Kalari Payattu. A modalidade tem como principal objetivo a ideia de imobilizar ou matar o oponente, através de golpes em áreas vitais.

Silat

“Silat”, assim como “Artes Marciais”, é um guarda-chuva que abriga muita coisa. O Silat surgiu entre povos caçadores da região que hoje comporta países como Filipinas, Malásia e Cingapura. O Silat abrange muitas técnicas de combate e, segundo reza a lenda, foi criada por uma mulher tribal que observava animais selvagens. Apesar dos golpes poderosos, o Silat hoje é transmitido como uma arte de defesa.

ABIR

Existem documentos que registram o Abir ainda no século XVIII a.C., para se ter ideia. Essa é uma arte nascida em Israel, conhecida por defender uma técnica precisa e se apoiar menos em força.

Sobre o Autor

Roberta M.

Gosto de escrever sobre diversos assuntos, principalmente curiosidades e tecnologia. Contato: [email protected]