CuriosidadeCotidianoVocê sabe diferenciar um resfriado de uma alergia?

Você sabe diferenciar um resfriado de uma alergia?

Img Mobile - Você sabe diferenciar um resfriado de uma alergia?

Você sabe diferenciar alergias de resfriados?



Os sintomas de alergias e resfriados são tão semelhantes que muitas vezes se confundem. Em ambos os casos, espirros, tosses, congestionamento ou gotejamento nasal ocorrem, de modo que muitas vezes ficamos presos no dilema de não ter certeza absoluta sobre o que nosso corpo está realmente experimentando.

Para esclarecer essa dúvida, nós damos algumas pistas para diferenciar um resfriado de uma alergia, de modo que cada condição receba tratamento apropriado.


Pistas para diferenciar um resfriado de uma alergia



Identifique a que hora do dia a tosse aparece...de manhã, de tarde ou de noite?

Embora a tosse em ambos os casos seja muito similar, seca e persistente, há um elemento que pode nos ajudar a diferenciar um resfriado de uma alergia, quando a tosse ataca com maior intensidade? Isso nos leva à primeira pista: de acordo com especialistas, a tosse alérgica geralmente piora durante a noite.


O que você está sentindo é dor ou prurido na garganta?



Ambos os sintomas são tão irritantes que, dependendo do estado de saúde em que você se encontra, pode ser difícil distinguir uma coisa do outra, separar a dor da coceira. Alergias graves produzem algum desconforto na garganta, mas não dor com a deglutição como em resfriados, que são vírus que afetam o trato respiratório, isso torna uma das suas manifestações.


Verifique os níveis de energia



Nos estágios iniciais da gripe sentimos dores nas articulações, dores de cabeça em alguns casos, e corrimento nasal. Além disso, a fadiga aparece, a sensação de exaustão incomum que nos limita ao cumprimento das atividades diárias e que nos faz querer ficar na cama embrulhado da cabeça aos pés.

Outra dica para diferenciar um resfriado de uma alergia, mantenha um olho em como você sente sobre energia. Se for baixo sem trabalho excessivo, isso pode servir para descartar a outra possibilidade.

Resfriado ou alergia


As estações do ano também são fundamentais para diferenciar



A febre do feno, a rinite alérgica sazonal ou simplesmente a alergia sazonal, são as alergias que ocorrem em certas estações do ano, especialmente naquelas onde as plantas liberam pólen e moldam seus esporos (primavera, verão e outono). Considerando isso, é possível prever quando e por que esses desconfortos ocorrem para tomar medidas preventivas com um médico se você tiver uma base alérgica.


Monitorar a temperatura corporal



O aumento da temperatura corporal está associado a infecções, resfriados ou gripe, portanto, não é uma característica das alergias. É neste caso que a diferenciação de um resfriado de uma alergia é tão prática quanto sentir o pescoço para capturar a sensação térmica do corpo, ou mais confiável, usando um termômetro para detectar se há febre.



+ Sobre essa Curiosidade: Gripe Resfriado Doença
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • O que uma mulher quer em um homem
  • Os maiores vazamentos de petróleo da história
  • Quem vence essa briga, Siri S-Voice ou Google Now?
  • Quando acabará a água de São Paulo?
  • Você Sabia - Did you know - Nosso mundo em 2009
  • Curiosidades sobre Airbus
  • Quais os melhores estádios de futebol do Brasil?
  • Como identificar um Mentiroso

Você Sabia?

É impossível criar uma pasta com o nome “con” no Windows.