CuriosidadeCotidianoAs 10 mentiras mais usadas pelos patrões nas demissões de funcionários

As 10 mentiras mais usadas pelos patrões nas demissões de funcionários

Img Mobile - As 10 mentiras mais usadas pelos patrões nas demissões de funcionários
Img - As 10 mentiras mais usadas pelos patrões nas demissões de funcionários




A demissão pode ser um fato extremamente traumático para um trabalhador, levando, inclusive, à depressão. Não importa o motivo da demissão, ela sempre causa tristeza, insegurança e medo.

Para os empresários e gestores de Recursos Humanos nem sempre é simples explicar o motivo de uma demissão. O problema é que, muitas vezes, os chefes usam argumentos mentirosos para demitir um funcionário, fato que gera um prejuízo muito grande ao trabalhador.

Especialistas em RH afirmam que a melhor alternativa é sempre dizer o real motivo da demissão. Em empresas sérias, existem algumas razões básicas que podem levar à demissão de um funcionário, como corte de despesas, reestruturação organizacional, funcionários fora do perfil da empresa e falta de competência para a função, seja ela técnica ou interpessoal.

O momento da demissão deve ser encarado com ética e honestidade. Quando um líder aponta os motivos que levaram um funcionário a ser desligado da empresa, ele garante possibilidades de que esse trabalhador aprenda com a situação e busque se aperfeiçoar.

Mentir é sempre a pior solução para demitir, mas isso acontece, e muito, no ambiente corporativo. A mentira pode colocar em risco a credibilidade do gestor e da empresa.

Confira as principais mentiras que os chefes contam para demitir um trabalhador:



1 – Estamos fazendo uma reestruturação da empresa porque o mercado está ruim. Essa frase nem sempre é verdadeira. Às vezes, é apenas uma desculpa para demitir um funcionário ou para otimizar os lucros da organização.

2 – O desempenho insatisfatório do funcionário também pode ser usado como desculpa. Muitos chefes dizem que receberam reclamações de supervisores e colegas e que, por isso, estão demitindo, mas isso pode ser uma grande mentira.

3 – Muitas mulheres que voltam de licença-maternidade são demitidas. Nesse caso, o motivo real da demissão é o fato da mulher ter se tornado mãe, mas os chefes não podem dizer isso. Então, eles inventam uma desculpa qualquer ou dizem que a empresa está em crise financeira.

4 – O corte de funcionários para ajustar o orçamento da empresa também pode ser uma mentira para demitir.

5 – Dizer que a empresa perdeu contratos importantes, quando isso é mentira.

6 – Alguns chefes não têm realmente o que dizer no momento da demissão. Por isso, colocam a culpa na política e nos impostos.

7 – Eles também dizem que o funcionário merece estar em um cargo melhor, e que a posição atual não está adequada para seu perfil e qualificação.

8 – Alguns afirmam que o funcionário merece novos desafios e aproveitam para demitir.

9 – Alegam que não existe um motivo específico ou que não sabem a razão da demissão, o que claramente é uma mentira.

10 – Afirmam que não podem conceder o aumento salarial requisitado e que o funcionário está liberado para buscar melhores condições salariais no mercado. Isso é mentira, pois as empresas sempre podem aumentar o salário de bons funcionários.





Img - As 10 mentiras mais usadas pelos patrões nas demissões de funcionários
+ Sobre essa Curiosidade: Emprego Mentira Salário Profissão
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Salários de políticos em 2015

    Em 2015, os salários dos políticos brasileiros sofreram um reajuste de até 26%. A medida foi aprovada pelo Congresso e alterou os salários dos ministros do ...
    Leram 9796 Vezes

  • Origem do Salário e do Calendário

    Você conhece a origem dos termos salário e calendário? Estas duas palavras estão rotineiramente presentes em nossas vidas, mantendo, inclusive, uma certa re...
    Leram 18090 Vezes

  • O aquecimento global é uma mentira?

    Alguns cientistas defendem a ideia de que o aquecimento global é uma mentira, lançando um discurso de que as mudanças climáticas têm apelo financeiro. Um de...
    Leram 8377 Vezes

  • Salário igual Pão

    Na antiguidade pão valia mais que dinheiro!!! Desde os primórdios da humanidade o pão é um dos alimentos mais consumidos. E no Egito antigo o pão era us...
    Leram 8360 Vezes

  • 3 Mentiras Mais Usadas No Mundo

    3 Maiores Mentiras de Software: -> O programa foi completamente testado e não tem erros. -> Estamos a tratar da documentação. -> É claro que o podemo...
    Leram 80525 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Veja também

  • 39 Situações que podem armar sua barraca sem que você perceba
  • Por que a lei no Brasil não é aplicada da mesma forma para ricos e para pobres?
  • Cemitério na Praia
  • Quem criou os doodles do Google para a Copa do Mundo?
  • Flores que vieram de outros países
  • Quantas palavras em média homens e mulheres falam por dia?
  • Melhores aplicativos para iPhone
  • Curiosidades sobre Origamis

Você Sabia?

É possível morrer prendendo o espirro, ou também, se você espirrar muito forte é possível fraturar uma costela.