CuriosidadeMundo BizarroCuriosidades sobre Porto Rico

Curiosidades sobre Porto Rico

Img Mobile - Curiosidades sobre Porto Rico

Uma ilha cheia de história e biodiversidade, estamos falando de Porto Rico, ou popularmente conhecida como "Ilha do Encanto".

Belas praias, clima tropical, monumentos históricos, uma agitada vida noturna e todos os benefícios de um destino caribenho de primeira linha. Mas aqui estão algumas coisas que você talvez não saiba sobre Porto Rico. Estes fatos curiosos contribuem para o seu fascínio único.

As melhores curiosidades sobre Porto Rico



1. Porto Rico foi descoberto pelo almirante Cristóvão Colombo em sua segunda viagem, em 19 de novembro de 1493. Mais tarde, a ilha foi colonizada por Juan Ponce de León e, durante quatro séculos, ficou sob domínio espanhol.

Ilha do Encanto, Porto Rico

2. A estátua de Juan Ponce de León, que está na Placita San Jose em Old San Juan, foi feita com o cobre derretido de todas as armas apreendidas dos britânicos que tentaram invadir Porto Rico em 1797.

A estátua de Juan Ponce de León
Estátua de Juan Ponce de León

3. A ilha também é conhecida como o "País dos Rios" porque, apesar de ser tão pequena, possui mais de 1.300 rios, córregos e poços d'água.
4. A capital de Porto Rico é San Juan. Esta cidade é visitada todos os anos por mais de 5 milhões de turistas. O bairro histórico é conhecido como "El Viejo San Juan".

5. Desde setembro de 2015, a língua de Porto Rico é o espanhol. Até então, o inglês e o espanhol eram línguas co-oficiais em igualdade de condições. A partir dessa data, a primeira língua de Porto Rico é o espanhol e o inglês é a segunda língua oficial.

6. San Juan, a capital de Porto Rico, era protegida por dois edifícios gigantescos: San Felipe del Morro, uma cidadela datada de 1540 e o Castillo de San Cristóbal. Ambos são atualmente "Patrimônio Histórico Nacional".

Mapa de Porto Rico
Crédito da imagem: Wikimedia

Veja no mapa

7. Porto Rico é o país com mais estradas por milha quadrada do mundo.

8. A ilha de Porto Rico tem 65 quilômetros de comprimento e pouco mais de 178 quilômetros de extensão. Claro, seu litoral tem 501 km e algumas praias deslumbrantes.

9. A bandeira de Porto Rico é muito semelhante à de Cuba. Se você observar bem, você notará que elas são as mesmas, mas com as cores invertidas.

Bandeira de Cuba e a Bandeira de Porto Rico
Bandeira de Cuba e a Bandeira de Porto Rico

Leia também: Curiosidades sobre Cuba

10. Porto Rico não possui mamíferos terrestres nativos. Todos chegaram de outros lugares.

11. De acordo com a Enciclopédia Britânica, Porto Rico é uma das terras mais ricas da América, onde a tradição hispânica é melhor preservada.

12. Porto Rico é o terceiro país do mundo com a maior proporção de profissionais médicos, engenheiros e advogados, de acordo com sua população.

13. Em Porto Rico existe uma cidade chamada Barceloneta, fundada por um barceloniano chamado Bonocio Llenza Feliú, em 1881. É o maior complexo farmacêutico do mundo. Essas empresas foram instaladas no local, porque a água é tão pura que praticamente não requer tratamentos para seu uso.

14. Porto Rico possui várias praias de areia azul. Este fenômeno é devido ao fato de que a areia tem uma grande quantidade de ferro.

15. O famoso Observatório de Arecibo, com seu gigantesco telescópio, está localizado em Porto Rico, no município de Arecibo.

gigantesco telescópio
Gigantesco telescópio

Leia também: O maior radiotelescópio do mundo está pronto para iniciar a caçada por seres extraterrestres

16. O animal mascote, embora "não oficial", do arquipélago é um sapo que chamam de Coquí. Deve o seu nome ao som agudo que emite especialmente à noite e que soa como "co" para afastar outros machos e "qui" para atrair as fêmeas.

Eleutherodactylus coqui, Sapo Coquí
Eleutherodactylus coqui, Sapo Coquí

17. A comida de Porto Rico é apimentada e saborosa, resultado da mistura das culinárias taino espanhola, africana, latina e nativa.
18. Seu prato principal é "Arroz con Gandules", composto por um arroz cozido com guandu e guisado de porco.

Arroz con Gandules
Arroz con Gandules

19. Um dos mais curiosos costumes porto-riquenhos é que eles pavimentam suas ruas com pedras azuis, feitas com sucata da fundição de ferro. Estas pedras foram trazidas como lastro em navios europeus no século XVIII e durante anos de desgaste e exposição ao clima, desenvolveram sua característica cor azul.

20. Porto Rico é o maior produtor de rum do mundo: 86% do que é vendido nos Estados Unidos vem da ilha.

21. El Yunque é a única floresta tropical no sistema florestal dos Estados Unidos (Porto Rico é um território não incorporado dos EUA). Uma visita a um país primitivo foi praticamente inalterada durante milhares de anos. Trilha caminhadas, cachoeiras, excelentes vistas e uma variedade de pássaros, flora e alguns animais selvagens atraem turistas do mundo todo.

El Yunque National Forest
El Yunque National Forest

22. Construída na década de 1530, a Igreja de San José em Old San Juan é a segunda igreja mais antiga do Hemisfério Ocidental e um maravilhoso exemplo da arquitetura gótica espanhola.

San Juan Bautista Cathedral
San Juan Bautista Cathedral


Veja também:

18 Curiosidades da Costa Rica

Curiosidades sobre Honduras

Curiosidades da República Dominicana

Curiosidades da Jamaica



+ Sobre essa Curiosidade: Ilha Turismo América Central

O site dos curiosos.

Veja também

  • Internet pela Tomada: Em Breve Luz e Internet Correrão pela Mesma Fiação
  • Top 10 reis do camarote no Brasil e no Mundo
  • 30 Curiosidades sobre os Estados Unidos da América
  • Qual é a polícia mais violenta e a menos violenta do mundo?
  • Site de relacionamento que só te aceita se você for lindo(a)
  • Por que estudar Plutão se nem planeta ele é?
  • Pássaros mudam sua melodia por causa de ruído da cidade
  • Tudo sobre o app Dollify e como compartilhar suas caricaturas nas redes sociais

Você Sabia?

Com um lápis é possível escrever uma linha reta de 56 km.