CuriosidadeTecnologiaO que você não sabia sobre o BPA FREE

O que você não sabia sobre o BPA FREE

Img Mobile - O que você não sabia sobre o BPA FREE
Img - O que você não sabia sobre o BPA FREE




Você talvez nunca tenha reparado, mas as garrafas plásticas têm rótulos que apresentam a frase: "livre de BPA". Esta sigla indica que o produto químico industrial chamado de bisfenol-A não está presente na composição.

Os produtos "livres de BPA" são considerados menos arriscados para a saúde. O BPA era muito encontrado em produtos de plástico, embalagens de alimentos e bebidas, enlatados, entre outros produtos. Estudos mostraram que a substância no corpo humano age como um hormônio e pode afetar o fígado e os rins, e, eventualmente, pode afetar o sistema reprodutivo, nervoso, imunológico, cardiovascular e metabólico.

O BPA vem sendo removido de muitos produtos. No entanto, o que muitos consumidores não sabem é que, na maioria dos casos, o BPA acaba substituído por outras substâncias tão nocivas quanto ele. As empresas dizem que removeram o BPA, mas não avisam o consumidor qual é o produto que está substituindo a substância química.

Muitos produtos químicos substitutos ainda nem foram estudados, e podem também apresentar um risco para a saúde. Para os pesquisadores, as empresas de alimentos estão usando alternativas de produtos que contêm substâncias químicas de substituição que são potencialmente mais tóxicas do que o BPA.

O risco nesses casos, é que os consumidores são influenciados pelo rótulo dos produtos e acabam comprando e consumindo alimentos embalados com recipientes fabricados com substâncias químicas totalmente desconhecidas. Diante disso, estudos sugerem fortemente que os consumidores tomem todo o cuidado na avaliação de rótulos e evidências de riscos para a saúde.





Img - O que você não sabia sobre o BPA FREE
+ Sobre essa Curiosidade: Saúde Plastico Câncer
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Veja também

  • Quais os provérbios mais populares no Mundo?
  • Por que estudar Plutão se nem planeta ele é?
  • Conteúdo do Terceiro Segredo de Fátima
  • Como Einstein provou a teoria da relatividade?
  • 2013 foi estranho!
  • Fractal
  • Veneno de aranha pode ser solução para impotência
  • O Planeta está esfriando

Você Sabia?

Com um lápis é possível escrever uma linha reta de 56 km.