CuriosidadeUniversoSaiba o que é Astronomia

Saiba o que é Astronomia

Img Mobile - Saiba o que é Astronomia
Img - Saiba o que é Astronomia




A Ciência que estuda os corpos celestes. Os astrônomos, cientistas que se dedicam ao estudo da astronomia, utilizam em seu trabalho os dados , telescópicos, radares, espectroscôpio, satélites artificiais e espaçonaves.

A astronomia é uma ciência que tem milhares de anos.Sua origem encontra-se ligada às atividades agricolas e à religião e foi provavelmente a primeira das ciências desenvolvida pelo homem.Teve grande importância nas civilizaçòes da antiquidade;2000 anos antes da era Cristã., os babilonios, chineses e egipcios semeavam obedecendo a calendários elaborados de acordo com o movimento regular do sol e da lua.No Egito antigo, quando certas estrelas apareciam no firmamento, a população sabia que era chegada a época das enchentes.Quando surgia a constelação de Aquário , o povo preparava-se para enfrentar as enchentes do Rio Nilo.A astronomia teve inicio na Grecia Antiga.Há cerca de 2600 anos, Pitágoras supôs que a terra era uma esfera no centro do universo.Quase 800 anos depois outro grego, Ptolomeu, escreveu um livro que foi o fundamento para a astronomia dos 1400 anos seguintes.O erro dos primeiros astrônomos foi pensar que a terra estava imóvel no centro do universo e que o sol, a lua as estrelas e os planetas giravam em torno dela.

A MODERNA ASTRONOMIA:
Foi com trabalho de Nicolau Copérnico no século xvI que teve inicio a moderna astronomia. Em 1543, ela afirmou que a terra e todos os planetas giravam ao redor do sol, corrigindo assim a teoria de Ptolomeu sobre o universo.Ainda no final do século xvI, o dinamarquês Tycho Brahe estudou as posições das estrelas e dos planetas.Brahe morreu antes de completar seu trabalho mas o astrônomo e matematico Johannes Kepler deu continuidade àqueles estudos , determinando como os planetas giravam ao redor do sol, em órbita eliptica.

GALILEU E NEWTON:
Ao mesmo tempo que Kepler calculava as órbitas dos planetas, Galileu desenvolvia o telescópio, instrumento que possibilitou uma visão do firmamento como jamais tivera sido obtida até então.Em 1610, Galileu observou as luas de Júpiter e as fase de Venus.Depois de sua morte em 1642, o fisico e matemático Isaac Newton realizou a maior descoberta desde o tempo de Copérnico .As leis de Newton permitiram explicar os movimentos dos corpos celestes. Ele provou, por exemplo, que a gravitação determinava a ;orbita da lua;Os trabalhos de Newton constituiram um passo fundamental para o desenvolvimento da astronomia e da fisica

DESCOBRTA DOS PLANETAS:
A partir das descobertas de Copérnico Brahe, Kepler e Newton, outros astrônomos localizaram planetas que até então eram desconhecidos. Em 1781 Willian Herschel descobriu Urano.Netuno foi descoberto por Johann Gottfried Galle em 1846.No inicio do século XX Percival Lowell suspeitava da existencia de Plutão.Em 1930 o planeta foi visto pela primeira vez.A descoberta de Plutão determinou os nove planetas principais do sistema solar.Cinco deles eram conhecidos desde a antiquidade, e são em ordem de proximidade do sol :Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.A terra tem uma órbita entre Vênus e Marte.Copérnico classificou a Terra como planeta em 1543.Em 1801 Ceres foi o primeiro planeta menor, ou asteróide, descoberto. Na metade do século XX, os astrônomos já haviam identificado cerca de 1600 asteróides e continuam descobrindo asteróides no exame cuidadoso de fotografias do firmamento.

ESTRELAS:
Enquanto alguns astrônomos procuram planetas, outros procuram estrelas. No inicio do século XlX, Joseph Von Fraunhofer foi um dos primeiros astrônomos a usar o espectroscópio de Newton na análise da luz das estrelas. Seu trabalho acabou por originar um novo ramo da astronomia, chamado astrofisica.

METEORITOS:
Os astrônomos estudam também os meteoritos ou seja, meteoros que cairam na superficie da terra.Alguns dos 1600 meteoritos estudados pesavam mais de uma tonelada.Em 1908, um enorme meteorito caiu na Sibéria região da União Soviética, batendo com tamanha força que causou um tremor de terra detectado em todo o mundo.No Arizona nos Estados Unidos, existe um buraco em forma de tigela que os cientistas acreditam tenha sido causado por um grande meteorito , uma vez que a cavidade tem 1210m de diâmetro e 183m de profundidade

DESENVOLVIMENTOS RECENTES:
A tecnologia espacial do século XX permitiu grandes avanços para a astronomia.Em 1947, os Estados Unidos lançaram um foguete para tirar a primeira fotografia acima da atmosfera.Em 1959, uma sonda espacial da União Sovietica registrou as primeiras imagens televisionadas do lado da lua que fica sempre oposto à Terra. Desde os anos 60, os Estados Unidos recebem informações de espaçonaves lançadas até Marte e Venus.Em 1979, duas espaçonaves americanas, a Voyager 1 e a Pionner ll, passaram nas proximidades de Júpitere Saturno, respectivamente, enviando fotos e dados, que sendo analisadas pelos cientistas de todo o mundo.

Fonte:
http://astronomiaovinis.br.tripod.com/id2.html





Img - Saiba o que é Astronomia
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Quais países exigem diploma universitário para ocupar o cargo de presidente?
  • 31 coisas bizarras que as pessoas fazem
  • Você Sabia 2...
  • Leis Estranhas
  • As árvores artificiais para capturar CO2
  • Top 10 melhores viaturas policiais do mundo
  • Japoneses criam mapas 3D para cegos
  • As Primeiras Intervenções do Homem no Meio Ambiente

Você Sabia?

O chocolate ao leite foi inventado por Daniel Peter e vendido ao seu vizinho, Henri Nestlé.