CuriosidadeHistóricas12 de outubro de 1808, Criação do Banco do Brasil

12 de outubro de 1808, Criação do Banco do Brasil

Img Mobile - 12 de outubro de 1808, Criação do Banco do Brasil

O Banco do Brasil foi criado no dia 12 de outubro de 1808. O ato que deu origem ao banco foi resultado de um alvará do príncipe regente D. João.

O Banco do Brasil nasceu com um capital de 1200 ações de um conto de réis cada. A instituição foi aberta ao público e chamou a atenção dos ricos da época.

Em 11 de dezembro de 1809, o Brasil ganhou a primeira agência do Banco, que começou a operar no Rio de Janeiro. Em 1819, foi construída a sede da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. A obra teve total financiamento do Banco do Brasil.

Em 1921, o Banco do Brasil passou por uma crise, resultado de um grande saque feito pela família Real. Depois da Independência do Brasil, a crise do Banco do Brasil se tornou ainda mais grave.

Em 1833, o Banco acabou liquidado, mas foi reaberto no mesmo ano. O banco ressurgiu com um capital de 10.000 contos de réis, graças a Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá.

A segunda fase da história do Banco do Brasil começou em 1851. A partir desse ano, a instituição financeira começou a ficar mais forte. Em 1853, o Banco do Brasil se fundiu com o Banco Comercial do Rio de Janeiro.

A fase lucrativa do Banco do Brasil começou graças à liderança do Visconde de Itaboraí. Em 1888, depois da abolição da escravatura, o Banco do Brasil foi o primeiro a abrir linhas de crédito para que os fazendeiros buscassem imigrantes europeus para trabalhar nas lavouras de café.

A história do Banco do Brasil passou a se confundir com a história do próprio país. A instituição financeira foi extremamente importante para o desenvolvimento do Brasil.

Em 1960, a sede do Banco foi transferida para Brasília. Em 1969 foi inaugurada a filial do BB em Nova Iorque. E em 1973, as ações do Banco do Brasil começaram a ser negociadas na Bolsa de Valores.

Hoje, o Banco do Brasil tem mais de 15 mil agências bancárias espalhadas pelo país e pelo mundo. O Banco do Brasil tem uma história de mais de 200 anos na vida dos brasileiros. Esse é o maior banco do país e tem cerca de 53 milhões de clientes.



+ Sobre essa Curiosidade: Dinheiro Caixas Eletrônicos
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Como funciona a produção de leite materno?
  • Entenda por que os cientistas estão entusiasmados com as ondas gravitacionais
  • Frio causa gripe ou resfriado?
  • Pesquisadores descobrem que Estado de Minas Gerais já teve praia
  • Curiosidades sobre a Bruna Marquezine
  • O que é Coaching?
  • Origem do café
  • Doze Signos do Zodíaco

Você Sabia?

Comer maçã ajuda a ficar acordado.