Animais

15 curiosidades fascinantes sobre o caranguejo

Os caranguejos são considerados decápodes, o que significa que eles têm 10 membros. O caranguejo tem um pequeno abdômen enrolado embaixo de sua carapaça rijada.

Esse animal invertebrado é encontrado em quase todas as partes do nosso planeta e é um alimento muito apreciado pelas pessoas.

 

Curiosidades sobre o caranguejo

1 – Quando um grupo de caranguejos está em um balde, eles podem facilmente escapar por si mesmos. No entanto, os caranguejos companheiros puxam uns aos outros para que ninguém possa escapar.

2 – Existem mais de 6.700 tipos diferentes de caranguejos classificados em 93 famílias. Cerca de 4.500 espécies são conhecidas pelo homem. Destas, 850 variedades são semi-terrestres e caranguejos de água doce. Infelizmente, algumas espécies de caranguejos de água doce estão sob ameaça de extinção devido às atividades humanas.

3 – Os caranguejos possuem um exoesqueleto bastante resistente, composto por quitina, que protege o seu corpo frágil.

4 – Eles têm capacidade de regeneração. Se perderem uma pinça ou uma pata, elas se regeneram em apenas um ano.

Caranguejo klippenkrabbe vermelho

5 – A forma semelhante ao caranguejo é tão eficaz que pelo menos cinco grupos de crustáceos evoluíram independentemente para essa forma, em um processo chamado carcinização.

6 – Você pode comprar caranguejos vivos em máquinas de venda automática na China.

7 – Pequenos caranguejos podem viver dentro das guelras das ostras. Eles usam a ostra como proteção e vivem da comida que a ostra ganha por si mesma. Estes caranguejos são considerados uma iguaria comestível de frutos do mar.

8 – Os caranguejos têm dentes no estômago.

9 – Para saber se o caranguejo é macho ou fêmea é só olhar seu abdômen. Os machos têm o abdómen com uma forma estreita e triangular, enquanto as fêmeas têm um abdómen mais largo e arredondado. Além disso, os caranguejos fêmeas têm garras menores do que os machos.

10- O caranguejo fêmea é capaz de depositar cerca de 2000 ovos.

11 – O caranguejo Rei Vermelho foi introduzido no Mar de Barents a partir do Norte do Pacífico na década de 1960 e agora está destruindo o ecossistema.

12 – Alguns caranguejos machucados arrancam seus próprios membros como se não fosse grande coisa.

13 – Os maiores caranguejos do mundo são os caranguejos Aranha Japonês. Eles são tão grandes que podem chegar a 3,8 metros.

14 – Existem dois tipos de caranguejos, verdadeiros caranguejos e falsos caranguejos. Os verdadeiros caranguejos têm o abdômen curto e usam quatro pares de pernas longas para andar. Os caranguejos falsos têm abdomens maiores e menos pernas para andar.

15 – Os caranguejos são animais com padrões comportamentais complexos. Geralmente comunicam fazendo barulho ou abanando as suas pinças.

Veja também:
Curiosidades sobre Peixes

Você pode gostar também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Animais