Históricas

3 misteriosas cidades subaquáticas descobertas por acaso

A maioria de nós, quando crianças, assistiu a desenhos animados e teve contato com histórias em quadrinhos. Para alguns de nós, essa é uma cultura que persiste na vida adulta; já, para outros, trata-se apenas de uma memória agradável da infância. Seja como for, existem personagens que sobrevivem a passagem do tempo e permanecem como clássicos, independente de quanto tempo passe. Você provavelmente já ouviu falar em Aquaman, por exemplo.

Aquaman é o herdeiro de Atlantis, uma cidade subaquática que divide o meio-ambiente com os humanos e vive em disputa para garantir a sobrevivência de seu povo. Talvez pelos mistérios do fundo do mar, o personagem ganhou fama e status, se tornando um dos clássicos da DC, rendendo filmes, séries, desenhos animados, quadrinhos e mais!

Na vida real, naturalmente, é impossível viver sob a água – nem mesmo como em Atlantis, afinal de contas a tecnologia ainda não chegou nesse ponto. Ainda assim, mundo afora, arqueólogos tem encontrado cidades que foram totalmente engolidas pelo oceano. Você conhece alguma delas?

Heracleion, chamada Atlântida do Egito

Foto: Christoph Gerigk

PUBLICIDADE

Foi em 2001 que arqueólogos descobriram a cidade de Heracleion. Mas não pense que os estudos sobre essa cidade estão avançados. Embora já se tenham passado 20 anos, de lá para ca, a verdade é que poucas coisas foram esclarecidas. Especialistas explicam que é difícil desvendar todos os mistérios da cidade, por vários fatores. Em primeiro lugar, é mais difícil e limitado explorar a cidade estando submersa; além disso, os pesquisadores dependem de investimento, tempo e avanço tecnológico.

O que se sabe até aqui é que Heracleion foi uma cidade portuária, com sistemas de canais, no período faraônico. Sua queda se deu pela ação da natureza – pesquisadores acreditam que a elevação do nível do mar tenha sido responsável. Para ter maiores esclarecimentos sobre a cidade, especialistas acreditam que será preciso mais 200 anos de pesquisas.

A cidade Hedonística submersa dos Césares

PUBLICIDADE

Já na Itália, a cidade de Baiae se converteu num verdadeiro portal para a vida secreta dos romanos. Conhecida como a “Las Vegas de Roma”, a cidade é prova de que os romanos se divertiam intensamente. Descoberta há anos, a cidade continua sendo explorada e muitos detalhes tem sido revelados aos poucos.

A cidade também é conhecida como A Cidade Afundada dos Césares, isto porque historiadores e arqueólogos apontam que grandes figuras como Júlio César, Nero e Adriano, eram presenças frequentes na cidade. A cidade hoje esta submersa no que se tornou o Golfo de Nápoles.

Pavlopetri – perdida há 5 mil anos na Grécia

A 4 metros de profundidade, no sul da Grécia, esta localizada a cidade de Pavlopetri. Para pesquisadores, é potencialmente a cidade submersa mais antiga que se tem notícia. Pavlopetri existiu há 5 mil anos atrás e continua sendo fonte de estudos até hoje. Segundo pesquisas acerca da cidade, tudo aponta que a cidade era profundamente organizada e projetada. Evidências também apontam que a cidade exercia um importante papel de comércio. Conhecida como Pavlopetri, a cidade na verdade nunca teve o nome verdadeiro descoberto pelos pesquisadores.

Sobre o Autor

Roberta M.

Gosto de escrever sobre diversos assuntos, principalmente curiosidades e tecnologia. Contato: [email protected]