CuriosidadeCiências8 Sintomas de paixão comprovada cientificamente

8 Sintomas de paixão comprovada cientificamente

Img Mobile - 8 Sintomas de paixão comprovada cientificamente

O amor tem sido tradicionalmente visto como algo mágico e inexplicável. Pesquisadores descobriram que quando estamos apaixonados, nosso cérebro trabalha de uma maneira diferente do que quando sentimos apenas atração. Helen Fisher, antropóloga da Rutgers University, concluiu com sua pesquisa que existem muitos sinais que podem determinar se estamos apaixonados.

Confira os 8 sintomas de paixão testados pela ciência:


1. Essa pessoa parece única e absorve toda sua atenção



Um dos primeiros sintomas de se apaixonar é que de repente, uma pessoa parece ser super especial, única, incomparável.
De acordo com Fisher e sua equipe de pesquisadores, isso ocorre porque nosso cérebro sofre um aumento da produção de dopamina, que está intimamente relacionado com a nossa atenção e direção de nosso afeto.

Casal Apaixonado


2. Você superou obstáculos para estar com ele / ela



É provável que quando duas pessoas enfrentam algum tipo de obstáculo juntas, elas se apaixonam cada vez mais. Novamente, a dopamina é responsável por esse tipo de coisa. Quando levamos muito tempo para receber uma recompensa, por exemplo, estar com aquela pessoa que tanto desejamos, produzimos muito mais dopamina, o que mais uma vez focaliza nossa atenção em nosso amante ao nos aproximarmos dele ou dela.


3. Seu relacionamento com essa pessoa não é mais apenas sexo



Na pesquisa de Fisher, a segunda frase foi exposta: “Sexo é a coisa mais importante no meu relacionamento com meu parceiro" e as pessoas que alegaram estarem apaixonadas foram convidadas a responderem se concordavam ou não com essa afirmação e 64% das pessoas (de ambos os sexos) discordaram.

Amantes


4. Seu humor muda, especialmente se você não está com essa pessoa



Novamente, a dopamina nos leva a focar apenas em todos os aspectos positivos dessa pessoa e a prestar atenção a todos os objetos que nos lembram dela. Continuamos a procurar por estímulos que nos aproximem dessa pessoa e nos levem a gerar mais dopamina.

No entanto, curiosamente ao mesmo tempo, somos desestabilizados emocionalmente e psicologicamente. Passamos de eufóricos a deprimidos, perdemos nosso apetite, comemos em quantidades grandes.

De fato, quando estamos apaixonados e nos mostram uma fotografia de nossa amado (a), as mesmas áreas do cérebro são ativadas assim como uma droga é mostrada ao viciado, de acordo com os estudos de Fisher.


5. Você faria tudo por essa pessoa



Segundo a pesquisa de Fisher, os apaixonados seriam capazes de se sacrificar e fazer o que fosse para salvar seu amor.


6. É difícil para você ver o lado negativo dessa pessoa



De repente, tudo o que acontece ao seu redor lembra a pessoa amada. Em sua mente, tudo o que é negativo dessa pessoa é minimizado, destacando suas virtudes acima de tudo.

Essa atenção tão concentrada em seu amor é o resultado de algumas mudanças no corpo de alguém que está apaixonado. Os níveis de dopamina aumentam, assim como o de uma substância que aumenta a memória ao receber novos estímulos, chamada norepinefrina.


7. Você faz planos futuros porque precisa estar com essa pessoa



Quando você está apaixonado, você tende a procurar maneiras de passar mais tempo com essa pessoa. Segundo a neurocientista da Faculdade de Medicina Albert Einstein (Nova York), Lucy Brown, essa necessidade que sentimos é muito parecida com a de que precisamos consumir alimentos ou beber água. É um impulso semelhante ao da sobrevivência.


8. Você empatia mais com essa pessoa do que com o resto do mundo



Se você está feliz, ele vai sentir como se essa felicidade fosse dele, se você está triste, ele vai sofrer da mesma maneira ... A empatia em relação a ele ou ela aumenta exageradamente.


Veja também:



A origem da palavra paixão

Quais os benefícios do amor?

O que sentimos quando dizemos "EU TE AMO"?



+ Sobre essa Curiosidade: Namoro Casamento Relacionamento Sentimento
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Quais os mais curiosos candidatos a vereador do Brasil?
  • Eu hein! Agora a moda é ser um frango congelado!
  • Fumar ou comer ovo faz o mesmo mal à saúde?
  • Os casos mais bizarros de fantasmas de 2014
  • Google Earth revela padrões estranhos no deserto chinês
  • Estudo afirma que a personalidade de homens e mulhers são quase iguais
  • 14 histórias de infestações de criaturas nojentas
  • Qual foi o primeiro eclipse documentado da história?

Você Sabia?

Comer maçã ajuda a ficar acordado.