CuriosidadeCotidiano90% do plástico que polui os oceanos vêm de 10 rios

90% do plástico que polui os oceanos vêm de 10 rios

Img Mobile - 90% do plástico que polui os oceanos vêm de 10 rios

A poluição dos oceanos é um grave problema ambiental, responsável pela morte de diversas espécies marinhas. O plástico é o principal vilão dessa realidade, pois se acumula nos oceanos mundiais e causa intensa devastação dos ecossistemas marinhos.

Dos 10 rios que mais lançam rejeitos plásticos nos oceanos, oito estão na Ásia. Um dos países que mais polui com resíduos plásticos é a China. O lixo é lançado nos rios e, com o tempo, segue para os mares.

A quantidade de lixo plástico lançada nos oceanos na última década é alarmante. Mais de 8 milhões de toneladas de resíduos acabam nos oceanos todos os anos. Estimativas indicam que, se o homem continuar poluindo os ambientes marinhos nesse ritmo, haverá mais plástico do que peixes no oceano até 2050.


Os principais responsáveis pela poluição dos oceanos com plásticos



A maior parte do plástico que chega aos oceanos é lavada pelos rios. 90% de todo o plástico que polui os mares são provenientes de 10 rios mundiais. Saiba quais são eles!

Lixo plásticos no rio

Ao analisar os resíduos encontrados nos rios e na paisagem circundante, os pesquisadores conseguiram estimar que apenas 10 sistemas fluviais carregam 90% do plástico que acaba no oceano. Oito deles estão na Ásia: o Rio Yangtze, o Rio Indus, o Rio Amarelo, o Rio Hai He, o Rio Ganges, o Rio Pérola, o Rio Amur e o Rio Mekong. Os outros dois principais rios responsáveis pela poluição com resíduos plásticos estão na África. São eles: o Rio Nilo e o Rio Níger.

O levantamento foi feito pela equipe do Dr. Christian Schmidt, do Centro de Pesquisa Ambiental Helmholtz. Schmidt e sua equipe também descobriram que a quantidade de plástico por metro cúbico de água era significativamente maior em rios grandes do que em rios pequenos.

Os rios que mais poluem os oceanos estão em regiões com população elevada, que vive na área circundante. Além disso, são cidades onde o gerenciamento de resíduos sólidos está abaixo do ideal.

Segundo o estudo, o Yangtze, rio mais longo da Ásia, localizado em uma bacia hidrográfica de uma região que abriga quase 500 milhões de pessoas, é o maior transportador de poluição de plástico para o oceano. Para tentar reverter a situação, o governo chinês vem trabalhando em políticas públicas para a redução de desperdício e para o incentivo à reciclagem.

A China também ordenou que 46 cidades começassem a separar os resíduos para atingir uma taxa de reciclagem de 35% até o ano de 2020. O país é considerado o maior produtor de resíduos plásticos do mundo.

Em 2017, a Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente formulou um acordo entre 193 nações, com uma resolução para reduzir os resíduos de plástico lançados nos oceanos.

Fonte: World Economic Forum



+ Sobre essa Curiosidade: Poluição