CuriosidadeCotidianoTudo o que você precisa saber sobre o Open Banking

Tudo o que você precisa saber sobre o Open Banking

Img Mobile - Tudo o que você precisa saber sobre o Open Banking

Hoje os bancos oferecem serviços digitais tanto pelo Internet Banking quanto pelos aplicativos de celular. Dessa forma fica muito mais fácil pagar contas, fazer transferência via TED ou DOC e consultar o saldo da conta corrente ou da poupança sem precisar ir às agências bancárias.

A tecnologia cria cada vez mais opções para maximizar os serviços dos bancos, porém um novo conceito vem ganhando espaço no mercado financeiro é o Open Banking.


O que é Open Banking?



O Open Banking é a prática de compartilhar informações financeiras eletronicamente, com segurança e somente sob condições que os clientes aprovam por meio de APIs (interfaces que viabiliza a comunicação entre diferentes softwares).

Na prática, o Open Banking regulado e funcionando no Brasil, permitirá que o consumidor final movimente suas contas a partir de diferentes plataformas e não somente pelo site do banco ou pelo aplicativo.


Como funciona?



O Open Banking funciona através das interfaces de programação de aplicativos ( APIs ) que permitem que terceiros acessem informações financeiras com eficiência, o que promove o desenvolvimento de novos aplicativos e serviços.

Assim, as instituições financeiras fornecem suas APIs para que as empresas parceiras as utilizem para criar novas soluções.


O que o Open Banking pode fazer por você?



Para os bancos e startups, o Open Banking é um grande negócio. Mas e para os consumidores? Confira abaixo como o Open Banking irá revolucionar o mercado financeiro e beneficiar os consumidores.

Pressão sobre os bancos: Embora o sistema bancário aberto permita que terceiros acessem as informações bancárias, os próprios bancos podem decidir melhorar os serviços que oferecem. Em vez de permitir que outra pessoa controle as mensagens recebidas, os bancos podem competir com ferramentas aprimoradas de GFP e preços transparentes e competitivos.

Ferramentas mais úteis: ter mais ferramentas de PFM de terceiros. Os desenvolvedores de aplicativos terão um trabalho mais fácil com APIs abertas, permitindo que eles ajudem você a controlar seus gastos. Com inteligência artificial, eles podem prever eventos em sua conta ou sugerir produtos que podem economizar dinheiro. É claro que alguns aplicativos podem não recomendar os melhores produtos e serviços - eles recomendam os que pagam taxas de afiliados ou de indicações - portanto, escolha suas ferramentas com sabedoria.

Empréstimos simplificados: obter um empréstimo pode se tornar mais fácil. Em vez de coletar manualmente informações de várias fontes e submetê-las a um possível credor, os credores podem simplesmente pegar o que precisam diretamente. Os credores podem, eventualmente, ter acesso minuto a minuto às suas contas correntes e de poupança, bem como a capacidade de fazer o download de transações para decisões de empréstimo “alternativas”.

Empréstimos para empresas: quando sua empresa precisa obter um empréstimo ou fazer uma linha de crédito, os credores podem rever seus livros. Novamente, em vez de enviar relatórios (que podem ser imprecisos no momento em que os credores os veem), os credores podem obter todos os dados de que precisam de seu banco, emissor do cartão de crédito e sistema contábil.

Contabilidade automatizada: as empresas e os consumidores também podem se beneficiar de uma contabilidade mais fácil e mais barata. Os sistemas integrados podem atualizar automaticamente quando você envia ou recebe pagamentos, e você pode desfrutar de uma redução nas tarefas manuais de preparação de impostos.

Combate fraudes e desperdícios: os bancos e aplicativos de terceiros já podem verificar transações. Com inteligência artificial e informações de crowdsourcing, eles podem destacar cobranças mensais que você pode não precisar. Mas com os padrões bancários abertos, é mais fácil usar essas informações e você obtém visibilidade em mais contas.

Serviços inovadores: Ainda não sabemos exatamente como o sistema bancário aberto mudará os serviços financeiros. Idealmente, startups inovadoras trarão formas mais novas e melhores de fazer as coisas para o mercado, e os consumidores sairão à frente. Claro, o tempo dirá.


Veja também:

O que significa Fintech?



+ Sobre essa Curiosidade: Banco Finanças Economia Dinheiro

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Katsaridafobia
  • O Brasil está em Guerra?
  • Curiosidades da Bulgária
  • A História da Corda
  • Origem e Funcionamento do Guindaste
  • Curiosidades Históricas dos anos de 1700 até 1715
  • Top 10 coisas que você já fez quando ninguém estava olhando
  • Quantos aviões existem em operação hoje?

Você Sabia?

Dos estados americanos, o Alasca ganha em número de empregados que vão ao trabalho a pé.