CuriosidadeCotidianoPor que temos pesadelos?

Por que temos pesadelos?

Img Mobile - Por que temos pesadelos?

Vamos entender melhor: seguindo o raciocínio de alguns estudiosos, os pesadelos são bastante comuns na fase da infância e ao decorrer do tempo vão diminuindo, falando de forma mais precisa, na puberdade. Só que os adultos e os adolescentes não deixam de ter essa experiência que é considerada quase sempre como negativa e isso, pode acontecer de tempos em tempos. Geralmente você acorda de um pesadelo no susto, com dificuldade para dormir ou sensação de pânico.

Na maioria das vezes nós conseguimos nos lembrar de quando temos sonhos quando nós acordamos, só que com o pesadelo é uma sensação diferente. Na maioria das vezes, nos lembramos dele de forma bastante vívida e com uma aparência bem real. A gente sempre sonha todas as noites apesar da maioria das pessoas dizerem que não se lembram, porém, quando se tem pesadelos conseguimos contar de forma bem detalhada o que aconteceu e as experiências que passamos.


Mas espera, o que são os pesadelos afinal?



Explicando da forma mais simples, um pesadelo é um sonho que a gente classifica como ameaçador ou perturbador que geralmente está ligado com pensamentos ruins. Quando as pessoas têm pesadelos, a maioria delas narram que sonharam com quedas, acidentes, perseguições, afogamentos e assaltos.
Uma coisa interessante que podemos observar é que o pesadelo sempre vem junto com imagem que nos dão medo. Um indivíduo que tem pavor de cobras pode ver em um pesadelo répteis monstruosos. Já para outras pessoas, as cobras representam um ser que inspira cuidado, não o medo descontrolado e intenso.


E quais são os significados desses pesadelos?



Explicando de forma simbólica, a figura da "morte", representa o fim de um ciclo seja ele de uma vida, de um relacionamento ou de uma experiência profissional. Mas, quando temos pesadelos com a morte, geralmente é porque a pessoa que está sonhando não está sabendo lidar com certo tipo de situação.

Em um pesadelo, quando visualizamos que estamos presos ou caindo em um buraco profundo, significa que ela está em uma experiência insustentável ou desagradável. Sonhar que está tendo a sua casa arrombada ou que está sendo roubado significa que o sonhador está com medo de perder a instabilidade.
As experiências com pesadelos podem significar que precisamos equilibrar os problemas do nosso cotidiano. É um sinal que a nossa mente manda. Temos que pensar com calma e achar uma forma para que tudo seja resolvido. O pesadelo é como se fosse um sinal de "S.O.S".

Pesadelo, névoa e monstro

Principais causas



As principais causas dos pesadelos são: quando a mente não consegue se "desligar" dos problemas do dia a dia; eventos muito traumáticos para o sonhador; álcool; drogas; ansiedade ou histórias contadas antes do sono.


A pessoa que tem pesadelos têm algum tipo de transtorno psicológico?



Não necessariamente, afinal os pesadelos são comuns, por mais que seja ruim a hora que os pesadelos surgem no meio da noite. Mas eles podem ser vistos de forma patológica se forem muito frequentes e se forem seguidos dos seguintes sintomas:

- caso cause insônia à noite, deixando a pessoa muito cansada, com dificuldade de se concentrar nas atividades do dia a dia ou com extrema irritabilidade;

- caso o sonhador acorde chorando ou gritando


Veja também:

7 coisas interessantes que seu corpo faz enquanto você está dormindo



+ Sobre essa Curiosidade: Sonho Sono