A Antimatéria pesa mais que a matéria?

Os cientistas David Cassidy e Allen Mills, da Universidade da Califórnia, trabalham para criar uma espécie de versão da antimatéria da experiência da queda da maça, realizada por Isaac Newton. Para isso, eles utilizarão átomos de positrônio.

O objetivo dos cientistas é descobrir se antimatéria e a matéria realmente se comportam da mesma forma, como afirmam estudos da física atual.

A física sugere que as duas deveriam ter sido criadas em quantidades iguais no Big Bang. Mas até que ponto isso é verdade? Será que a antimatéria é mais pesada que a matéria?

Em 2011, cientistas conseguiram comprovar com precisão que a massa do antipróton é idêntica à sua contraparte visível, o próton. O resultado mostra que existe simetria entre as massas das partículas de matéria e antimatéria. Mas se é assim, porque o universo não apresenta antimatéria na mesma proporção da matéria?

Algumas incertezas ainda rondam essas pesquisas.

A antimatéria é invisível, pois seus átomos se desfazem em contato com qualquer quantidade infinitesimal de matéria, deixando apenas um rastro de energia e gerando outras partículas.

O átomo de antimatéria possui um antipróton de carga negativa envolto por pósitrons, que são como os elétrons, mas com carga positiva. A antimatéria seria, então, uma versão espelhada da matéria, preservando todas suas características, mas com sentido contrário. Assim, pelo princípio da simetria entre a matéria e a antimatéria, elas teriam o mesmo peso.

Juliana Miranda, Equipe do SitedeCuriosidades.com.



+ Sobre essa Curiosidade: Antimatéria Matéria Big Bang

O site dos curiosos.

Veja também

  • Celebridades que já quase morreram e pouca gente sabe
  • Menino de 13 anos cria dispositivo de energia livre que custa menos de 15 dólares
  • Grandes Civilizações
  • Curiosidades do Carnaval
  • Por que pessoas de cabelos ruivos e olhos azuis são raras?
  • Estudo indica os principais mitos das dietas
  • Pesquisa identifica que fotos do Instagram podem revelar depressão
  • O que é Alodoxafobia?

Você Sabia?

É possível morrer prendendo o espirro, ou também, se você espirrar muito forte é possível fraturar uma costela.