CuriosidadeHistóricasA curiosa história do café

A curiosa história do café

Img Mobile - A curiosa história do café

O café uma das bebidas mais populares do mundo. Essa bebida está relacionada à história de vários países e tomou conta do mundo. O café é muito importante para a economia e esteve envolvido em vários ciclos econômicos do Brasil e do planeta.

A história do café é curiosa. Além da paixão que a bebida despertou, ela também esteve presente em momentos históricos marcantes. No Brasil, por exemplo, o café esteve presente no desenvolvimento da escravidão. Os escravos eram a mão de obra explorada nas fazendas de café em solo brasileiro.

Em nosso país, o café também nomeou presidentes e ministros, causou desmatamentos e muitas mudanças sociais. A fruta vermelha do café é um ícone.

O café surgiu nas montanhas da Etiópia e se espalhou inicialmente pelo Oriente Médio, onde recebeu o nome Coffea arabica. Em seguida, a fruta tomou conta do mercado europeu.

Em 1727, o café deixou a Guiana Francesa para ser contrabandeado para o Brasil. A história do café no Brasil foi escrita por fazendeiros e pelo suor de escravos e imigrantes.

O cultivo do café se espalhou rapidamente pelo Brasil. O produto foi cultivado no Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Hoje, o café é um produto-base da economia brasileira.

O café já é conhecido há mais de mil anos. O fruto que começou a ser consumido no Oriente Médio, especialmente na região de Kafa, se tornou famoso. Segundo relatos históricos, o café foi descoberto por pastores de cabras etíopes.

Em 1615 o café chegou ao Continente Europeu, mas até o século XVII apenas os árabes produziam café. No Brasil, o ciclo econômico do café começou em 1825, no Vale do Paraíba. A cultura do café se espalhou pelo interior do Estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e norte do Paraná. O café foi responsável por muita riqueza e também por muita exploração em solo brasileiro.



+ Sobre essa Curiosidade: Café
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Informações sobre o Café e a Cafeína

    Um café expresso tem menos cafeína que uma xícara de café coado, você sabia? Uma xícara de café gotejado (coado) tem cerca de 115 miligramas de cafeína,...
    Leram 981 Vezes

  • Origem do café

    Nada melhor do que acordar pela manhã e sentir aquele cheirinho de café novo. Entre os brasileiros, o cafezinho é hábito e paixão. Mas é certo que nem todos...
    Leram 10822 Vezes

  • Café vicia?

    Os brasileiros amam café, e esta bebida faz parte da rotina dos cidadãos. O hábito de beber café está na cultura brasileira de uma forma natural, mas é prec...
    Leram 23658 Vezes

  • Empresa quer misturar maconha ao café

    Que tal acordar de manhã e preparar um café torrado com maconha? Essa é a ideia de uma empresa de San Diego, nos Estados Unidos. A companhia pretende lançar...
    Leram 8317 Vezes

  • Cafeína deixa as pessoas burras?

    Uma pesquisa demonstrou que uma maneira simples de aumentar a inteligência é cortar a ingestão de cafeína. Segundo os pesquisadores, o consumo de café pode ...
    Leram 17265 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Veja também

  • Como é produzido o combustivel sólido dos foguetes espaciais?
  • Os 10 carros mais rápidos do mundo
  • Leis Estranhas
  • Como os animais subaquáticos conseguem suportar a pressão das profundezas?
  • Curiosidades Curiosas 4
  • Principais expressões usadas na internet
  • O inverno de Tambora
  • Curiosidades Curiosas 12

Você Sabia?

O único alimento que não apodrece é o mel.