CuriosidadeHistóricasA curiosa história do café

A curiosa história do café

Img Mobile - A curiosa história do café

O café uma das bebidas mais populares do mundo. Essa bebida está relacionada à história de vários países e tomou conta do mundo. O café é muito importante para a economia e esteve envolvido em vários ciclos econômicos do Brasil e do planeta.

A história do café é curiosa. Além da paixão que a bebida despertou, ela também esteve presente em momentos históricos marcantes. No Brasil, por exemplo, o café esteve presente no desenvolvimento da escravidão. Os escravos eram a mão de obra explorada nas fazendas de café em solo brasileiro.

Em nosso país, o café também nomeou presidentes e ministros, causou desmatamentos e muitas mudanças sociais. A fruta vermelha do café é um ícone.

O café surgiu nas montanhas da Etiópia e se espalhou inicialmente pelo Oriente Médio, onde recebeu o nome Coffea arabica. Em seguida, a fruta tomou conta do mercado europeu.

Em 1727, o café deixou a Guiana Francesa para ser contrabandeado para o Brasil. A história do café no Brasil foi escrita por fazendeiros e pelo suor de escravos e imigrantes.

O cultivo do café se espalhou rapidamente pelo Brasil. O produto foi cultivado no Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Hoje, o café é um produto-base da economia brasileira.

O café já é conhecido há mais de mil anos. O fruto que começou a ser consumido no Oriente Médio, especialmente na região de Kafa, se tornou famoso. Segundo relatos históricos, o café foi descoberto por pastores de cabras etíopes.

Em 1615 o café chegou ao Continente Europeu, mas até o século XVII apenas os árabes produziam café. No Brasil, o ciclo econômico do café começou em 1825, no Vale do Paraíba. A cultura do café se espalhou pelo interior do Estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e norte do Paraná. O café foi responsável por muita riqueza e também por muita exploração em solo brasileiro.



+ Sobre essa Curiosidade: Café