CuriosidadeHistóricasA Curiosa História do Cartão de Crédito

A Curiosa História do Cartão de Crédito

Img Mobile - A Curiosa História do Cartão de Crédito

O primeiro registro que se tem de uma utilização de crédito foi feita na Assíria, na Babilônia e no Egito, há 3.000 anos. A nota de câmbio, que foi a precursora da nota de banco, foi colocada em vigência no século XIV. As dívidas foram liquidadas por um terço em dinheiro e uma nota de câmbio de dois terços. O papel moeda só foi inventado e passou a ser utilizado apenas no século XVII.

Assíria, Babilônia, Egito

A primeira vez que uma venda foi feita por crédito foi em 1730, quando Christopher Thornton ofereceu móveis que poderiam ser pagos semanalmente. Foi a forma encontrada para que ele pudesse vender as suas mobílias, que estavam acumulando na sua loja. Criativamente, ele confiou nos seus clientes, possibilitando a eles a forma de comprar de forma parcelada, embora o pagamento tenha sido feito de forma semanal.

Durante o século XVIII até o início do século XX, os tallymen venderam roupas em troca de pequenos pagamentos semanais. Eles foram assim chamados porque eles controlavam as vendas ou a contagem do que as pessoas compraram com uma vara de madeira. Um lado da vara era marcado com talhos, para representar o montante da dívida e o outro lado ficou como se fosse o registro dos pagamentos que eram feitos.

Na década de 1920, um modele novo de comércio, o compre agora e pague depois, foi introduzido nos Estados Unidos, mas apenas as lojas que o emitiam aceitavam. Ou seja, algumas lojas faziam a emissão de um catão, onde este possibilitava à pessoa usufruir do serviço e efetuar o pagamento depois. Era bom para os clientes que não estavam com dinheiro no momento, não tão bom para os comerciantes, pois temiam ficar no prejuízo. Mas a ideia foi bem aceita e não houve ocorrência de maiores problemas.

Esse “crédito” só era utilizado na loja em que o cartão era emitido.

Os cheques só entraram em curso no ano de 1875.


O primeiro cartão de crédito



1950 Diners Club

No ano de 1950, o Diners Club lançaram os seus cartões de cobrança nos Estados Unidos, o chamado, “dinheiro plástico”. Um ano depois, o Diners Club emitiu o primeiro cartão de crédito para 200 clientes que poderiam utilizá-lo em 27 restaurantes de Nova York. Mas foi apenas até o estabelecimento de padrões para a tira magnética em 1970 que o cartão de crédito tornou-se para da era da informação.

Em 1946 a American Express já pensava em lançar um cartão de crédito de viagem, mas só decidiu entrar no mercado no final de 1957, influenciado pelo sucesso da Diners Club. A decisão de entrar no negócio de cartão de crédito foi feita pelo então atual CEO da empresa American Express, Ralph Reed. O lançamento oficial ocorreu dia 1 de outubro de 1958. O interesse do público foi tão significativo que eles emitiram 250 mil cartões antes da data de lançamento oficial. Somente em 1959 que a American Express começou a emitir cartões de plástico.

1959 American Express
Crédito da Imagem: New Numismatics

A primeira vez que foram utilizadas as listras magnéticas nos cartões de crédito foi no início dos anos 60, quando a London Transit Authority instalou um sistema de faixa magnética. San Francisco Bay Area Rapid Transit instalou um bilhete em papel do mesmo tamanho que os cartões de crédito já no final dos anos 60.

A palavra crédito vem do latim e significa “confiança”. Ironicamente, quase metade de todas as disputas de cartão de crédito são sobre transações na internet. A estimativa atual de inadimplência dos consumidores que utilizam cartão de crédito no Brasil é de 6,2%.



+ Sobre essa Curiosidade: Cartão de Crédito Dinheiro
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Os 10 maiores segredos que os homens escondem de suas mulheres
  • O que é o MADA?
  • O Fruto Mais Light do Mundo
  • 5 dicas para ter uma boa noite de sono
  • Vídeos mais acessados do YouTube em 2013
  • O mar se abre diante da câmera
  • A Origem do Pijama
  • Por que Ilhas Canárias?

Você Sabia?

Os elefantes são os únicos animais do planeta que não conseguem pular.