A curiosa história do Playstation

Quem é apaixonado por games e consoles sabe que a história do Playstation é realmente interessante. Já faz praticamente 20 anos que a Sony lançou o primeiro modelo e, durante todo este tempo, o console teve fracassos e sucessos memoráveis.

Nos anos 90, a Sony foi procurada pela Nintendo para que, juntas, um novo console fosse desenvolvido. O primeiro embate entre as duas fabricantes aconteceu pelo seguinte motivo: a Nintendo queria um console para cartuchos, já a Sony preferia um console para CDs. A parceria terminou já na primeira discussão!

Plastyation SNES-CD
Super NES CD-ROM System - Plastyation SNES-CD - Crédito da foto: Imgur

Em dezembro de 1994, no Japão, foi lançado o primeiro Playstation, para chegar ao mundo ocidental no ano seguinte. Neste meio tempo, a Nintendo já havia lançado o poderoso N64, um sucesso absoluto!

Playstation 1

Porém, o Nintendo 64 chegou para venda apenas em 1996, dando tempo suficiente para que o Playstation conquistasse o público. E o console tinha vários diferenciais, com os quais os brasileiros ficaram encantados, como o controle Dual Stick e o memory card.

Controle de Playstation

Detalhe que o Dual Stick serviu de base para a criação de muitos joy sticks, foi um marco para a indústria dos games por causa de sua ergonomia, 4 botões no topo do dispositivo e as duplas alavancas. Serviu de inspiração para o Nintendo 3DS, Xbox e PSOne.

No final dos anos 2000 chegou o PS2, ou o Playstation 2, um console mais tecnológico, preparado para rodar jogos de uma maneira eficiente e incomparável, além de servir para rodar DVDs. A Sony também apostou em games exclusivos para fazer do Playstation um sucesso, como:

  • Final Fantasy
  • Tomb Raider
  • Gran Turismo
  • Winning Eleven
  • GTA
  • Entre outros.


Compre com o melhor preço:
Comprar Playstation / Jogos

O Playstation passou a dominar o mundo dos consoles, disputando atenção dos usuários apenas com os jogos para PCs. Na história do Playstation no Brasil, a pirataria também colocou muitos games nas mãos dos usuários, que pagavam bem baratinho nas bancas clandestinas pelos jogos do momento e faziam o console ter ainda mais sucesso.

O PlayStation 2 fez tanto sucesso e tinha tantos jogos queridos pelos usuários, que o console ficou sendo fabricado e comercializado pela Sony por longos 13 anos! Ao todo, foram 150 milhões de PS2 vendidos no mundo todo. Por isso, o console tem seu espaço no Livro dos Recordes, o Guiness Book – como o console mais vendido de toda a história dos games.

Na sequência, em 2006, chegou o PS3 ou o Playstation 3, que passou a disputador diretamente com o Xbox 360. O PS3 era apresentado pela Sony como algo muito maior do que um videogame, como uma central multimídia com várias funcionalidades – mas o preço estava elevado, cerca de U$ 400 cada console, o que assustou o público.

Com o Playstation 3, a Sony não conseguiu emplacar a primeira posição em nenhum lugar do mundo:

  • Estava em segundo lugar no Japão, atrás da Nintendo;
  • Estava em terceiro lugar nos EUA, atrás de Wii e Xbox360.


A recuperação do PS3 aconteceu com o lançamento de alguns jogos de sucesso, como Metal Gear Solid 4, Uncharted e Killzone 2. A Sony estava com duas apostas na mesa: jogos exclusivos e uma rede online de games.

Outros games fizeram muito sucesso, principalmente Infamous, Heavy Rain e Final Fantasy, deixando o PS3 no topo de vendas no final de 2012.

O PlayStation 4 veio com a promessa de jogos novos para manter o console em evidência e a Sony já deixou claro que o Playstation deve fazer sucesso por pelo menos mais 2 anos. O valor do PS4 está em torno de R$ 2 mil, em média.

Playstation 4

Sobre o Playstation 5


O lançamento do Playstation 5 está previsto para o final de 2020 e ainda não há uma previsão de valores, porém ele deve ser mais caro do que o preço do PS4. Portanto, se você é um apaixonado pelo console, já pode ir preparando o bolso!


Veja também:

Top 10 presentes mais apreciados por adolescentes

5 Curiosidades secretas sobre o Pac-Man



+ Sobre essa Curiosidade: Console Games Video Game

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Xilogravura
  • Top 10 das Forças Especiais mais perigosas do mundo
  • Grafologia
  • As Primeiras Intervenções do Homem no Meio Ambiente
  • Conheça a surpreendente estratégia das libélulas para evitar o assédio sexual dos machos
  • Aprendendo com os Leões
  • 8 verdades extremamente honestas que você precisa ouvir
  • Conheça as mais extremas modificações corporais do mundo

Você Sabia?

O único alimento que não apodrece é o mel.