Os seis materiais mais leves e mais resistentes do mundo

O futuro da construção e da indústria depende do desenvolvimento de novos materiais, que sejam resistentes, leves e ecologicamente corretos ao mesmo tempo. Muitas matérias-primas estão em evidência nas pesquisas científicas e vêm chamando a atenção do segmento tecnológico, com foco na busca por um futuro mais eficiente em termos energéticos e ecológicos.

Confira seis materiais de ponta que estão entre os mais leves e mais fortes já descobertos pelo homem!



1 - Grafeno 3D


Grafeno 3D
Grafeno 3D - Crédito da foto: Inhabitat

Feito de carbono puro, o grafeno ultrafino é considerado um dos materiais mais fortes do planeta. Recentemente, pesquisadores do MIT, nos Estados Unidos, encontraram uma maneira de transformar o grafeno bidimensional em uma estrutura tridimensional, projetando um novo material com uma configuração semelhante à uma esponja.

O novo material tem 5% da densidade do aço e é cerca de 10 vezes mais forte. O grafeno 3D superforte tem um excelente potencial de uso.


2 - Carbyne


Carbyne
Carbyne - Crédito da foto: Inhabitat

Na primavera de 2016, uma equipe de pesquisadores austríacos revelou que conseguiu sintetizar com sucesso o Carbyne, uma forma exótica de carbono que, segundo eles, é o mais forte de todos os materiais conhecidos no planeta – superando até mesmo o grafeno.

Considerado o santo graal dos alótropos de carbono, o Carbyne é feito de uma cadeia monodimensional de átomos de carbono que é altamente reativa. Acredita-se que o material rígido seja duas vezes mais forte que os nanotubos de carbono.


3 - Aerografite


Aerografite
Aerografite - Crédito da foto: Inhabitat

Criada a partir de uma rede de tubos de carbono porosos, a aerografita é uma espuma sintética, um dos materiais estruturais mais leves já criados. Desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Kiel e da Universidade Técnica de Hamburgo, o aerografite pode ser produzido em várias formas e possui uma densidade de apenas 180 gramas por metro cúbico, tornando-o cerca de 75 vezes mais leve que o isopor. O material pode ser usado nos eletrodos das baterias de íon de lítio para reduzir seu peso.


4 - Aerografeno


Aerografeno
Aerografeno - Crédito da foto: Inhabitat

Acredita-se que o aerografeno, também conhecido como aerogel de grafeno, seja o material mais leve do mundo, com uma densidade de apenas 0,16 miligrama por centímetro cúbico.

Pesquisadores da Universidade de Zhejiang desenvolveram o material, que é aproximadamente 7,5 vezes menos denso que o ar. O material extremamente elástico pode absorver até 900 vezes o seu próprio peso em óleo e água, tornando a limpeza de um derramamento de óleo muito mais eficiente.


5 - Microlattic metálico


Microlattic metalico
Microlattic metálico - Crédito da foto: Inhabitat

O microlattic metálico é o metal mais leve do mundo e um dos materiais estruturais mais leves que existe na atualidade. Este material poroso sintético, feito de tubos de fósforo e níquel, tem uma densidade tão baixa quanto 0,9 miligramas por centímetro cúbico. Os usos potenciais incluem aplicações em engenharia automotiva, engenharia aeronáutica e outras áreas.


6 - Dentes de lapa


Dentes de lapa
Dentes de lapa - Crédito da foto: Inhabitat

Os dentes de lapas, nome dado ao elemento biológico mais duro da Terra, são considerados altamente resistentes. Feitos de um composto de proteína mineral, os dentes de lapa foram revelados em um estudo da Universidade de Portsmouth como sendo muito mais fortes que a seda das aranhas.

Acredita-se que sua força se deva às fibras minerais firmemente compactadas, que os cientistas poderiam combinar em compósitos fabricados para criar aviões, carros e até restaurações dentárias mais fortes.


Fonte / Crédito das fotos: Inhabitat.com


Você vai querer ler também:

Conheça os 10 materiais mais resistentes do mundo

Os seis materiais mais leves e mais resistentes do mundo

Curiosidades Relevantes

Leia Mais