CuriosidadeCiênciasAs características que herdamos de nossos pais

As características que herdamos de nossos pais

Img Mobile - As características que herdamos de nossos pais

Confira alguns mitos e verdades sobre a herança genética!

1. A perda de cabelo não é uma herança genética de nossos pais!


Homem careca

Contrariando a crença popular, a calvície não é um fator que herdamos diretamente de nossos pais. Na verdade, é uma característica que herdamos do avô materno.

Se um avô materno sofreu de calvície, é muito provável que seus netos também percam seus cabelos aos poucos. Embora exista um importante fator genético, outros fatores influenciam a perda de cabelo, como estresse e problemas dermatológicos. Então, antes de culpar o pai da sua mãe, verifique se há outras razões pelas quais seus cabelos estão caindo.


2. Algumas doenças são herança genética de nossos pais


Criança doente

Normalmente, as doenças que desenvolvemos têm certo fator genético e ambiental. No entanto, é uma verdade que temos uma maior ou menor predisposição para desenvolver certas doenças que estavam presentes na vida de nossos pais. Tal é o caso de alguns tipos de câncer, miopia, fibrose cística, obesidade e até mesmo a predisposição a sofrer ataques cardíacos.


3. De quem herdamos nossa personalidade?


Personalidade

A personalidade sempre gerou muita controvérsia, especialmente quando é vista como algo hereditário. Vários pesquisadores, como a geneticista Noelia Cabral, afirmam que, embora a herança genética seja importante, não é tão importante quanto o ambiente social.

Neste aspecto, o ambiente social influencia e determina nossa personalidade muito mais do que qualquer herança genética. Claro, o mesmo não pode ser dito sobre a inteligência, o que nos leva ao nosso próximo ponto.


4. De quem herdamos nossa inteligência?


Criança inteligente

Esse aspecto também é um problema que gerou muita controvérsia e é, sem dúvida, uma questão difícil de determinar. No entanto, até hoje, vários estudos parecem indicar que a inteligência está intimamente relacionada ao cromossomo X, que é o que a mãe fornece. Então, nesse sentido, podemos dizer que a inteligência é herdada pela mãe.



+ Sobre essa Curiosidade: Ser Humano Genética Mitos