Ciências

As redes sociais fazem bem ou mal?

Diversas pesquisas já demonstraram que o uso constante do Facebook e do Instagram pode fazer mal à saúde física e emocional dos seres humanos. Na prática, as redes sociais aumentam a sensação de angústia, ansiedade, inveja e frustração.

De acordo com um estudo do Human-Computer Institute, da Carnegie Mellon, o “consumo passivo” dos posts dos amigos no Facebook está fortemente relacionado à solidão e à depressão. O Facebook também gera uma sensação de ressentimento em seus usuários.

Um artigo entitulado “Is Facebook Making Us Lonely?” mostrou que a internet tem feito as pessoas se sentirem mais solitárias, situação que pode impactar negativamente a saúde. Todos os estudos que listam os malefícios das redes sociais deixam claro que o efeito negativo depende da forma como o usuário utiliza as plataformas.

Aqueles que usam o Facebook apenas para acompanhar a vida dos amigos têm mais chances de apresentarem problemas emocionais e distúrbios psicológicos. A principal questão é que as redes sociais provocam uma comparação social, que leva, muitas vezes, a um sentimento de inferioridade e frustração.
As redes sociais fazem bem ou mal?

Você pode gostar também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Ciências