Ciências

Bebida alcoólica pode prevenir AVC

Os médicos já nos alertavam que o consumo consciente de vinho diariamente poderia ser benéfico à saúde. Agora, uma outra notícia pode animar os apreciadores de bebidas alcoólicas: uma pesquisa demonstrou que o consumo diário de cerveja, uísque ou qualquer outro tipo de bebida, desde que em doses moderadas, pode ser bom para a saúde e atuar na prevenção do temido acidente vascular cerebral (AVC), também chamado de derrame.

Segundo pesquisadores do centro médico da Universidade Duke, nos Estados Unidos, o consumo máximo de uma dose de álcool pode reduzir em até 20% o risco de um derrame. Mas é preciso seguir rigorosamente a dose determinada pelos médicos, pois o consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode aumentar as chances de se ter um acidente vascular cerebral.

O que torna as bebidas alcoólicas eficientes contra o AVC é a presença do Resveratrol. Estudos indicam que a substância ajuda a equilibrar os níveis de colesterol, evitando a formação de placas de gordura que obstruem os vasos sanguíneos. A substância também tem a capacidade de aumentar os níveis da enzima responsável pela recuperação de nossas células nervosas.

O AVC acontece a partir do comprometimento de uma artéria que leva o sangue ao cérebro. O problema pode aumentar a pressão local e levar à morte.

ANÚNCIOS

Sobre o Autor