CuriosidadeCiênciasComo nosso corpo se mantém em equilíbrio?

Como nosso corpo se mantém em equilíbrio?

Img Mobile - Como nosso corpo se mantém em equilíbrio?

O equilíbrio do corpo humano tem relação direta com nosso órgão sensorial da audição, ou seja, o ouvido humano desempenha papel fundamental na manutenção do equilíbrio corporal. Isso porque a estrutura do ouvido possui células e canais responsáveis por enviar ao cérebro informações sobre a posição do corpo.

O chamado aparelho vestibular, ou labirinto, contém estruturas como o utrículo, o sáculo e os canais semicirculares, repletos de células sensoriais, os esterocílios. Toda essa estrutura trabalha para manter o equilíbrio.

Nesse processo, o interior do utrículo e do sáculo produzem uma substância gelatinosa com otólitos, responsáveis por informar aos esterocílios toda a movimentação corporal. Os canais semicirculares também são cheios de líquidos e células sensoriais, que atuam para levar as informações que ajustam a posição do corpo ao cérebro.

A perda do equilíbrio corporal acontece quando o corpo se movimenta bruscamente e o líquido nos semicirculares também entra em movimento, mas nesse caso o cérebro demora um pouco mais para receber a informação. Nessas condições, o ser humano passa por um momento de tontura.

A perda do equilíbrio também ocorre em condições de labirintite, tipo de infecção que afeta o labirinto. Os principais sintomas da labirintite são tonturas, zumbido no ouvido, náuseas e vertigens.



+ Sobre essa Curiosidade: Corpo Humano