CuriosidadeAnimaisConheça a Praia que ficou coberta por 300 metros de teias de aranha

Conheça a Praia que ficou coberta por 300 metros de teias de aranha

Img Mobile - Conheça a Praia que ficou coberta por 300 metros de teias de aranha

Uma estrutura parecida com uma teia de aranhas gigante cobriu uma praia a oeste da Grécia. A teia alcançou uma área de mais de 300 metros, que foi coberta por um grande número de aranhas.

O fenômeno foi criado por causa das altas temperaturas e das mudanças do clima na região. A cidade de Aitoliko viu o número de aranhas da espécie Tetragnatha saltar de forma assustadora.

Além das mudanças climáticas, o fato também foi impulsionado pela presença massiva de mosquitos, dos quais as aranhas são predadoras.

Os aracnídeos dessa espécie costumam levantar grandes teias para acasalamento. Elas não são perigosas para os seres humanos, tampouco para o meio ambiente, mas causaram um tremendo susto nos moradores dessa região da Grécia.

Praia coberta por teias de aranha
Crédito da foto: Giannis Giannakopoulos

Biólogos informaram que, logo após o acasalamento, as aranhas provavelmente morrem. Um especialista explicou que as temperaturas mais elevadas e as condições suficientes de alimento criaram um ambiente úmido e ideal para que as aranhas se reproduzissem em grande escala.

2 aranhas Tetragnatha

Moradores de Aitoliko tiveram uma surpresa misteriosa quando a teia de areia gigante apareceu. Normalmente, as praias tranquilas da Grécia são um destino perfeito para os turistas, mas, neste caso, a praia foi perfeita para as aranhas.

Trecho coberto por teias de aranha em foco
Crédito da foto: Giannis Giannakopoulos

Em um vídeo postado por Giannis Giannakopoulos no YouTube, é possível ver as estranhas teias e as aranhas ao longo da costa. Apesar de curioso, este fenômeno não é tão incomum quanto parece. De acordo com Maria Chatzaki, professora associada do Departamento de Biologia e Genética Molecular da Universidade Democritus de Thrace, essa é uma ocorrência sazonal. "O fenômeno que observamos em Aitoliko não é sem precedentes. É um fenômeno sazonal que ocorre principalmente no final do verão e início do outono, causado pelas aranhas do gênero Tetragnatha", disse.

Veja:




Aranha Tetragnatha

As aranhas tetragnatha são chamadas de "aranhas esticadas", por possuírem longos corpos ovulares. Elas naturalmente vivem perto de habitats aquáticos, onde as altas temperaturas e a elevada umidade do litoral ajudam a criar fortes condições para o acasalamento e a reprodução. Este é um fenômeno bastante interessante, algo que só poderia ter sido criado pela força da natureza!



+ Sobre essa Curiosidade: Aranha Praia Grécia