CuriosidadeTecnologiaConheça Ai-Da, a primeira artista robô humanoide do mundo

Conheça Ai-Da, a primeira artista robô humanoide do mundo

Img Mobile - Conheça Ai-Da, a primeira artista robô humanoide do mundo

O primeiro robô humanoide artista do mundo acaba de ser apresentado. O robô tem a aparência de uma mulher e recebeu o nome de Ai-Da. Ao olhar para a máquina, é possível se impressionar com o seu ultrarrealismo, a semelhança com os seres humanos é incrível.

O robô foi considerado o primeiro do tipo ultrarrealista do mundo, capaz de verdadeiramente atrair os olhares mais curiosos. A invenção foi preparada para uma apresentação na Universidade de Oxford. O robô vai participar de uma exposição com desenhos, pinturas, videoartes e esculturas e deve explorar as fronteiras da inteligência artificial, combinando tecnologia e vida orgânica.

O robô humanoide já está pronto para abrir sua própria exposição de arte em Oxford, criada de forma independente, usando um braço robótico e uma câmera embutida.

Ai-Da fez uma exposição aberta na universidade Oxford no dia 12 de junho de 2019. Ela mostrou uma seleção de trabalhos desenvolvidos usando algoritmos e processos tecnológicos. A exposição ficará aberta até 6 de julho de 2019. Local: The Barn Gallery, St John's College, Oxford, Inglaterra.

Ai-Da jogando damas

O robô foi criado por um grupo de pesquisadores, que inclui Aidan Meller. A exposição que será apresentada ao público recebeu o nome de Unsecured Futures.

O robô foi considerado pioneiro, abrindo espaço para um novo movimento artístico da Inteligência Artificial (AI). Aidan Meller, criador e galerista do robô, disse: “Estamos empolgados em apresentar Ai-Da, a primeira artista humanoide profissional, que cria sua própria arte, além de ser uma artista performática".

Quadro da Ai-Da

Engenheiros desenvolveram a mão robótica usada por Ai-Da para criar. O mecanismo segue uma série de estágios e algoritmos. O processo é usado para calcular um caminho virtual com base no que a máquina vê e interpreta, com as coordenadas para criar as obras de arte.

O projeto teve a curadoria e pesquisa de Lucy Seal. A profissional afirmou que acredita que a exposição do robô será um sucesso, com um imenso potencial artístico.

Ai-Da foi criada pela mesma equipe que participou do desenvolvimento de robôs para a série de TV futurista da HBO, chamada de Westworld.

Assista:


Fonte / Crédito das Imagens: Daily mail.

Texto publicado em 13/06/2019.

Veja também:

7 futuros possíveis da robótica

Conheça a única palavra capaz de indicar que você não é um robô



+ Sobre essa Curiosidade: Robô Inteligência Artificial Arte

O site dos curiosos.

Veja também

  • Como funciona o alistamento militar em outros países?
  • Top 10 lugares mais escolhidos para lua de mel
  • Como ter milhões de curtidas em uma FanPage do Facebook?
  • O que é o buraco de minhoca?
  • Os Incríveis Tornados Solares
  • Superstições Japonesas
  • Alucinação - A chave de muitos mistérios
  • Macacos gostam mesmo de banana?

Você Sabia?

O beija-flor tem o menor coração do reino animal.