CuriosidadeCiênciasConheça o CERN - Centro mundial do estudo de partículas

Conheça o CERN - Centro mundial do estudo de partículas

Img Mobile - Conheça o CERN - Centro mundial do estudo de partículas

O CERN é um dos grandes centros mundiais no estudo científico de partículas. O instituto de ciência foi fundado em 1954 e se tornou um exemplo na colaboração internacional. O Centro iniciou suas atividades com 12 países operando em conjunto. Hoje em dia 20 nações atuam nas atividades do centro.

As pesquisas são centradas para questões de composição da matéria e quais são as forças que mantém uma matéria unida. Grandes equipamentos estão montados nos laboratórios do instituto para se chegar a diversos resultados. É no CERN que está um Acelerador que gira mínimas partículas em uma velocidade próxima à velocidade da luz. As partículas chegam a ficar visíveis por causa da presença de detectores nessa máquina.

Praticamente centenas de cientistas trabalham no CERN. Algumas experiências são tão longas que podem durar até um ano. O centro físico do CERN também é grande: ele tem que suportar todo o recurso humano e material de um centro de pesquisa de nível extremamente elevado.

Cerca de 3 mil pessoas devem trabalhar na construção e aperfeiçoamento das máquinas. Os trabalhadores ajudam a realizar os experimentos, a análise e interpretação dos dados captados de todas as formas possíveis. 500 universidades de 80 nacionalidades mundiais já tiveram trabalhos vinculados ao CERN.

O centro está localizado entre a França e a Suíça, muito próximo à Genebra. Sua localização simboliza a unificação e colaboração internacional no estudo da ciência.


Juliana Miranda - Equipe do SitedeCuriosidades.com
Licença:
Creative Commons License



+ Sobre essa Curiosidade: Particula de Deus Estudo científico Big Bang