CuriosidadeAnimaisCuriosidades sobre as Abelhas

Curiosidades sobre as Abelhas

Img Mobile - Curiosidades sobre as Abelhas

Diferenças entre abelha e vespa



Embora seja um erro muito comum confundir esses dois tipos de insetos, é importante conhecer as diferenças entre abelha e vespa. O mais comum é que a vespa é maior do que a abelha; que as abelhas produzem mel e as vespas não; as abelhas criam colmeias, enquanto as vespas fazem ninhos e, finalmente, as vespas são muito mais agressivas do que as abelhas.

Difença entre abelha e vespa


Quanto vive uma abelha?



Para saber o quanto uma abelha vive, primeiro temos que saber que tipo de abelha é: a abelha rainha pode viver até 4 anos. A vida dos zangões é reduzida ao período de verão, quando a rainha é fértil, é por isso que, quando chega o outono, sua vida se extingue. Os trabalhadores têm uma expectativa de vida de aproximadamente 50 dias.

Abelha na flor


Como reproduzem e nascem as abelhas?



Após o cópula entre a abelha da rainha e o zangão, a rainha deposita um ovo em cada um dos buracos na colmeia de abelhas que os trabalhadores fizeram anteriormente, o que agora será responsável por alimentar esses ovos com base em geléia real e pólen. Quando o ovo completar três dias, torna-se uma pequena larva e permanecerá nesse estado por 21 dias, quando irá se transformar e tornar-se parte da colônia de abelhas. O zangão morre após o acasalamento em algumas espécies de abelhas, pois seu testiculo fica preso à abelha rainha, ela recebe assim milhões de espermatozóides que ficam armazenados em um reservatório de sêmen, chamado espermateca. Em outras espécies de abelhas os zangões copulam com várias fêmeas e podem não morrer após o acasalamento.

Acasalamento e Desenvolvimento das Abelhas


Outras coisas bem curiosas sobre as Abelhas


Abelha

As abelhas de origem alemã (Apis mellifera mellifera) foram introduzidas no Brasil em 1839. Posteriormente, em 1870, foram trazidas as abelhas italianas (Apis mellifera ligustica). Essas duas subespécies foram levadas principalmente ao sul do Brasil.

Já em 1956, foram introduzidas as abelhas africanas (Apis mellifera scutellata), identificadas anteriormente como Apis mellifera adansonii.

As abelhas africanas e seus híbridos com as abelhas européias são responsáveis pela formação das chamadas abelhas africanizadas que, hoje, dominam toda a América do Sul, a América Central e parte da América do Norte.

O veneno da abelha é um dos mais conhecidos venenos dos Himenópteros. Os procedimentos modernos de bioquímica mostraram que se trata duma substância muito complexa.

Na pele dos animais e do Homem, a injeção do veneno provoca: dor, calor, tumor, rubor.

picada de abelha e inchaço no olho

O veneno da Apis mellifera é uma mistura complexa de substâncias químicas com atividades tóxicas.

São agentes bloqueadores neuromusculares. Podendo provocar paralisia respiratória.

As reações desencadeadas pela picada de abelhas são variáveis de acordo com o local e o número de ferroadas, as características e o passado alérgico da pessoa ou animal atingido.

Habitualmente, após uma ferroada, há dor aguda local, que tende a desaparecer espontaneamente em poucos minutos, deixando vermelhidão, por várias horas ou dias.

Existem pessoas muito sensíveis ao veneno das abelhas, podendo levar a morte por choque anafilático ou pelo edema de glote.

O veneno remonta aos tempos mais antigos. O veneno de abelha tem sido objeto de um grande número de investigadores de caráter medicinal.

Existem já estudos de parte da composição química e sua atividade fisiológica no Homem e nos Animais.

Em vários países utilizam-se de medicamentos preparados com princípios ativos do veneno de abelha.

São utilizados em inúmeras situações, como reumatismo agudo e crônico e artroses.

As picadas de abelhas são muito frequentes, a sua benignidade é regra e a gravidade é a exceção, no entanto, não podemos ignorar a possibilidade de morte após uma picada. Mas, nem todos os efeitos do veneno de abelha são negativos. As picadas não são apenas malignas.



+ Sobre essa Curiosidade: Veneno Vespa Abelha Animais Venenosos Insetos
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • As rãs mais venenosas do mundo

    Existem pessoas que temem as rãs apenas por seu aspecto asqueroso, mas a verdade é que, na maioria dos casos, as rãs mais bonitas e coloridas são também as ...
    Leram 24373 Vezes

  • A dura rotina de uma abelha operária

    As abelhas operárias são disciplinadas, metódicas e ordeiras. Elas surgem de um ovo depositado pela abelha rainha em um dos tubos hexagonais que formam uma ...
    Leram 28335 Vezes

  • As 4 plantas mais venenosas do mundo

    Confira as plantas mais venenosas do mundo e os efeitos que elas causam no corpo humano. Aconitum É também chamada de "capuz do monge" porque a sépa...
    Leram 722 Vezes

  • Top 10 animais mais venenosos do mundo

    Nada pode ser mais assustador do que encontrar um dos 10 animais mais venenosos do mundo. São criaturas que podem surpreender o ser humano e causar grandes ...
    Leram 19375 Vezes

  • Vencendo uma guerra usando cobras venenosas

    O General Cartaginês, Anibal Barca, é considerado um estrategista bastante inteligente da história mundial. Anibal nasceu em Cartago, e era filho do fundado...
    Leram 40183 Vezes