CuriosidadeHistóricasCuriosidades sobre Judeus

Curiosidades sobre Judeus

Img Mobile - Curiosidades sobre Judeus

Existem aproximadamente 16 milhões de judeus no mundo. Os judeus fazem parte da nossa história e geram muita curiosidade sobre suas tradições, maneira de se vestir e até por fatos muito tristes e injustificáveis, como o Holocausto. Veja alguns fatos curiosos sobre os judeus!


A terra sagrada para os Judeus



A relação dos judeus com Israel já tem mais de 4 mil anos. Jerusalém é a cidade sagrada para os judeus, onde está localizado o Monte do Templo. E, ao longo dos anos, os judeus passaram por vários exílios forçados para outras localidades do planeta, mas sempre mantiveram as atenções e orações para Israel.


Por que judeu não come carne de porco?



A ordem para os judeus não comerem carne de porco está nas escrituras sagradas, no capítulo 14:8-10, de Devarim, no seguinte trecho copiado do original: “E o porco, porque tem um casco fendido, mas não rumina seu alimento; não é puro para ti. Não podes comer sua carne nem tocar sua carcaça”. O caranguejo também está entre as proibições alimentares para os judeus. Porém, alguns judeus acreditam que o conteúdo não deve ser levado ao pé da letra, mas sim ser interpretado como uma forma de exercitar o autocontrole.


Por que os judeus são ricos?



Segundo os próprios judeus, a riqueza vem do culto à educação e da disciplina para o trabalho dobrado, uma vez que os judeus já foram vítimas de várias perseguições e humilhações. O efeito colateral a todas essas ofensas seria a vontade redobrada de trabalhar e estudar, onde quer que estejam, prosperando em todos os lugares do mundo através da honestidade e do próprio esforço.


Em que os judeus acreditam?



Os judeus acreditam em um criador que não pode ser visto e que não tem herdeiros. Por isso, não aceitam que Jesus Cristo seja filho de Deus, enviado por Ele. Em hebraico, a língua dos judeus, Hashem é a palavra mais utilizada para falar de Deus.


Os judeus nem sempre foram tão abastados!



Os judeus possuem a fama de serem muito ricos, mas antes da abundância foram escravos no Egito. A história está relatada no Livro do Êxodo. Por causa deste passado em meio à miséria, o Torá aponta para os judeus que a bondade e a caridade são valores essenciais para serem praticados, criando empatia com outras etnias.


Shabat dos judeus!



O Shabat é um dia de folga para os judeus. O ritual é originário do Livro do Êxodo, quando Deus falou para tirar um dia de descanso, geralmente o sétimo dia, depois de 6 dias de trabalho. A tradição judaica influenciou grande parte do mundo, tanto é que temos o fim de semana para descansar.


Quais são os rituais dos judeus?



O rabino é o sacerdote dos judeus. Os rituais são realizados na sinagoga. O candelabro com 7 braços é o menorá. Os meninos são circuncisados logo no início da vida.

Já a vida adulta para os rapazes é marcada pelo Bar Mitzvah, enquanto para as garotas pelo Bat Mitzvah.

O kippa é uma touca pequenina colocada na cabeça em momentos de oração. Os pergaminhos sagrados do Torá ficam localizados em uma arca específica, na sinagoga.


Livro sagrado dos judeus



O livro sagrado dos judeus é a Torá. Estão nestas obras os seguintes livros:

  • Gênesis
  • Êxodo
  • Levítido
  • Números
  • Deuteronômio


As tradições estão concentradas na obra Talmude, que tem os seguintes livros:

  • Mishnah
  • Targumin
  • Midrashim
  • Comentários.



Por que Hitler odiava os judeus?



Hitler odiava os judeus por causa do antissemitismo. Para Hitler, as raças que ele julgava inferiores, como a dos judeus, eram destruidoras e deviam ser eliminadas para que forças superiores ou fundadoras, como a dos povos germânicos, permanecessem no planeta.

Hitler se justificava na teoria de pureza de raças para executar seu plano de extermínio, mas também estava interessado na riqueza dos judeus. Além disso, através dos meios de comunicação, Hitler difundiu para a população que todos os problemas pelos quais a Alemanha passava, e a Europa também, eram culpa dos judeus.


Visual diferente dos judeus ortodoxos



Os judeus ortodoxos são reconhecidos pelas longas barbas e pelo peiot, os cachinhos laterais. Segundo os mais tradicionais, o Velho Testamento indicava que os homens não deveriam cortar os cabelos e barbas da região lateral do rosto. Mas veja que somente os judeus ortodoxos levam o conteúdo do livro ao pé da letra!



+ Sobre essa Curiosidade: Bíblia Nazismo Hitler

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Site de relacionamento que só te aceita se você for lindo(a)
  • Chimpanzé russo desenvolve vício em bebida alcoólica e tabaco
  • As mulheres mais poderosas do mundo - 2008
  • Top 10 propagandas mais famosas no mundo
  • Quantos megapixels possuem os olhos humanos?
  • É possível ganhar mais de uma vez na Mega-Sena?
  • Qual é o livro mais caro do mundo?
  • Tudo o que você precisa saber sobre câncer, danos ao DNA, aparelhos celulares e 5G

Você Sabia?

Com um lápis é possível escrever uma linha reta de 56 km.