CuriosidadeCiênciasEstudo avalia a eficiência e produtividade da criação comercial de frangos

Estudo avalia a eficiência e produtividade da criação comercial de frangos

Img Mobile - Estudo avalia a eficiência e produtividade da criação comercial de frangos

Uma pesquisa da Universidade de Alberta, no Canadá, avaliou a eficiência e o ganho de produtividade da indústria de criação de frangos em distintas fases da história. O estudo, publicado em 25 de novembro de 2014, teve como objetivo determinar como os frangos têm crescido e se desenvolvido ao longo dos anos graças aos novos métodos de criação, com hormônios e outras práticas.

A pesquisa avaliou as condições dos frangos destinados ao mercado comercial nos anos de 1957, 1978 e 2005 e apontou que as aves começaram a apresentar peso e tamanho mais elevados com o passar do tempo. O efeito da seleção comercial tem impacto sobre o crescimento, a eficiência e o rendimento da criação de frangos.

As mudanças ocorreram principalmente por causa de programas nutricionais diferenciados e métodos de criação de aves que visavam elevar a taxa de crescimento dos frangos, com o consumo controlado de ração e práticas comerciais que visam o lucro. O estudo analisou várias estirpes de aves e avaliou o crescimento de músculos peitorais, da carne da coxa, da gordura abdominal, do fígado, do intestino e do coração.

Os padrões de crescimento das aves mudaram radicalmente entre 1957 e 2005, principalmente por conta da pressão comercial de seleção. De acordo com o estudo, de 1957 a 2005, o crescimento de frangos de corte aumentou mais de 400%. Essa mudança também tem relação com a seleção genética feita com as aves.

Crescimento dos Frangos, 1957, 1977, 2005
Crédito da Imagem: Academic.oup.com

As novas técnicas de criação de frangos provocaram uma profunda mudança na produtividade da indústria, através da seleção genética intencional e de técnicas quantitativas tradicionais. Este fator também foi responsável pelo maior consumo per capita de carne de frango no mundo.

O desenvolvimento do produto tem impulsionado a seleção genética e tem provocado alguns sinais negativos, como mais defeitos no esqueleto das aves, distúrbios metabólicos e alteração da função imune. A medição das consequências intencionais e não intencionais dos processos modernos de criação de frangos tem sido feita por especialistas. Já se sabe que tais técnicas têm aumentado a eficiência dos produtores e impactado a produtividade, levando mais carne ao mercado consumidor.

Os programas de seleção comercial de frangos já implicaram na produção de carnes menos saudáveis para os seres humanos. O estudo da Universidade de Alberta forneceu evidências razoáveis de que a pressão da seleção comercial reduziu o depósito de gordura nos frangos de corte.

Como conclusão, o estudo apresentou que: de 1957 a 2005, as taxas de crescimento dos frangos de corte aumentaram em mais de 400%, as aves ficaram maiores e mais pesadas e a indústria de frangos de corte se tornou capaz de reduzir pela metade a quantidade de ração necessária para produzir carne de frango, o que gerou uma grande economia para os consumidores, ou seja, a carne de frango se tornou mais barata e acessível.

Crescimento e peso frango, galinha, 1957, 1978, 2005, 0 dias até 56 dias
Crédito da Imagem: Academic.oup.com

As galinhas modernas crescem rapidamente por causa dos métodos mais eficientes de seleção e reprodução, mas essa prática já resultou em dimorfismo sexual aumentado, alterações musculoesqueléticas, alterações na resposta imune e outras implicações.


Fonte / Crédito das Imagens: Academic.oup.com



+ Sobre essa Curiosidade: Genética Frango Galinha Carne
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • A Galinha não quebra seus ovos!

    Por que as galinhas não quebram os ovos quando vão chocar? Na Realidade, o que acontece na hora de chocar os ovos é que a galinha não põe o peso dela s...
    Leram 51279 Vezes

  • Chuva de Carne

    Virginia, Condado de Hanover, ano de 1850. Na Sexta-feira da Paixão, ocorreu algo inconcebível: choveu carne, literalmente. Charles H. Clarke, proprietário ...
    Leram 27473 Vezes

  • Por que contar carneirinho dá sono?

    Quase todas as pessoas já tentaram a técnica de contar carneirinhos para pegar no sono. Mas será que isso realmente funciona? Esse hábito é disseminado e...
    Leram 18473 Vezes

  • É possível comer carne de urubu?

    Algumas fontes indicam que na Indonésia as pessoas têm o costume de comer uma iguaria nada comum: o Guisado de Urubu. É difícil afirmar que isso seja verdad...
    Leram 40810 Vezes

  • Animais herbívoros podem comer carne?

    Os Animais Herbívoros são aqueles que se alimentam basicamente com frutos e plantas, mas que também podem ter hábitos alimentares que incluem pequenos anima...
    Leram 19541 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Por que estão querendo o impeachment da Dilma?
  • Levitação acústica
  • Os Gatos Ronronam
  • Os diferentes tipos de gelo
  • Qual a origem da palavra Dólar?
  • OVNIs e Extraterrestres são frequentes na História da Arte
  • Como e por quê foram criados os MP3
  • Curiosidades sobre a Record

Você Sabia?

Não é possível espirrar com os olhos abertos.