CuriosidadeCiênciasEstudo descobre espuma metálica capaz de bloquear raios-X e radiação de nêutrons

Estudo descobre espuma metálica capaz de bloquear raios-X e radiação de nêutrons

Img Mobile - Estudo descobre espuma metálica capaz de bloquear raios-X e radiação de nêutrons

Uma pesquisa da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, revelou que espumas metálicas são eficazes no bloqueio de raios-X, raios gama e radiação de nêutrons. Elas também são capazes de absorver energia de alto impacto.

A descoberta significa uma promessa para avanços na segurança nuclear, na exploração espacial e nas aplicações em tecnologias médicas. O trabalho demonstrou que há uma oportunidade de usar a espuma de metal para desenvolver sistemas mais seguros para o transporte de resíduos nucleares, além de possibilitar o desenvolvimento de designs mais eficientes para naves espaciais e estruturas nucleares e mais proteção para uso em aparelhos de scanners médicos. O estudo foi conduzido por Afsaneh Rabiei, professor de mecânica e engenharia aeroespacial.

A espuma foi criada pela primeira vez a partir de um metal forte para utilização em aplicações militares e transporte. Agora, a espuma metálica está sendo estudada para aplicações em exploração nuclear ou espacial. O material poderia fornecer suporte estrutural e proteção contra altos impactos e diversas formas de radiação.

Vários testes foram realizados para definir se a espuma seria eficaz no bloqueio de raios-X, raios gama e radiação de nêutrons. A pesquisa mostrou que a espuma de metal foi eficaz contra todas as três formas de radiação.

Os pesquisadores testaram o desempenho da blindagem contra vários tipos de radiação de raios gama. Eles descobriram que a espuma obteve boa performance no bloqueio de raios gama de alta energia e de baixa energia.

Os cientistas estão trabalhando para modificar a composição da espuma de metal para que ela seja ainda mais eficaz do que o chumbo no bloqueio de raios-X.


Fonte: Ncsu.edu, Imagem: Crédito da foto - Afsaneh Rabiei. Ncsu.edu



+ Sobre essa Curiosidade: Raio X Radiação

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • 5 coisas sobre defesa pessoal que as mulheres devem saber
  • Quanto custa um traje espacial?
  • X-Men: Todos nós somos mutantes
  • Cientistas descobrem um novo tipo de depressão
  • Siga esses passos e melhore seu casamento ou namoro
  • A curiosa história de Joana d'Arc
  • Estudo mostra as 5 coisas que mais fazem as pessoas se sentirem amadas
  • Qual a origem do ursinho de pelúcia?

Você Sabia?

É possível morrer prendendo o espirro, ou também, se você espirrar muito forte é possível fraturar uma costela.