CuriosidadeCotidianoFatos curiosos sobre a batata que você provavelmente não sabia

Fatos curiosos sobre a batata que você provavelmente não sabia

Img Mobile - Fatos curiosos sobre a batata que você provavelmente não sabia

A batata é um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo. É um alimento tão importante que a ONU declarou 2008 como o Ano Internacional da Batata . Assim, a organização tentou conscientizar o público sobre a natureza fundamental de seu consumo.

Este produto pode acabar com a desnutrição, já que seu cultivo é muito barato e suas propriedades são muito numerosas.

Não podemos esquecer que a batata é um alimento muito energético com alto teor de carboidratos, quase todos com amido. Quando digerida, produz efeitos benéficos, assim como a fibra dietética, protegendo do câncer de cólon e do colesterol.

A batata é o tubérculo com maior teor de carboidrato em toda a família e com uma ingestão diária, vitamina C e B6 são adicionadas ao corpo, juntamente com magnésio, fósforo, ferro ou zinco. Além disso, é bom para o sistema imunológico. Claro, nunca ofereça batatas a um cavalo, pois elas são muito tóxicas para esses animais.

Atualmente, existem cerca de 5000 variedades de batatas, das quais mais da metade são cultivadas nos Andes. No entanto, o aquecimento global poderia matar muitas delas. Mesmo assim, o país que mais consome esse tubérculo é a Alemanha, embora 80% da produção venha da Ásia.

Mulher comendo batata frita

A curiosa história da batata



Este tubérculo foi cultivado pela primeira vez há 7000 anos pelo Lago Titicaca, entre a Bolívia e o Peru. Mas apesar de sua importância atual, ela não alcançou a Europa até o século XVI, quando foi importada pelos espanhóis.

Embora a princípio fosse um alimento para os pobres, servia para aliviar a fome no velho continente. De fato, a primeira referência escrita ao tubérculo remonta a 1555, no livro “História da descoberta e conquista da província do Peru”.

Batatas

Para concluir, você deve saber que os súditos de Frederico, o Grande da Prússia, não queriam consumir batata porque a consideravam venenosa. No entanto, o monarca forçou-os sob pena de cortar o nariz e as orelhas se eles se recusassem a consumir o alimento.


Veja também:





+ Sobre essa Curiosidade: Batata
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Como fazer fogo usando uma batata

    Uma batata e mais alguns acessórios podem te render fogo! O SITE DE CURIOSIDADES também é cultura, e além dos posts para caçar os paraquedistas, rarament...
    Leram 47086 Vezes

  • A Invenção da Batata Chips

    Quem não ama batata chips (Potato Chips)? E se hoje você pode se deliciar com elas a culpa é do chef George Crum. George Crum criou o salgadinho mais fam...
    Leram 25648 Vezes

  • É possível plantar batatas em Marte?

    Sim, as batatas podem ser plantadas em Marte. Essa é a conclusão do Centro Internacional da Batata (Cipotato), um dos maiores centros de pesquisa científica...
    Leram 1721 Vezes