CuriosidadeCiênciasFiguras de Lichtenberg: saiba por que cicatrizes causadas por raios têm formato ramificado!

Figuras de Lichtenberg: saiba por que cicatrizes causadas por raios têm formato ramificado!

Img Mobile - Figuras de Lichtenberg: saiba por que cicatrizes causadas por raios têm formato ramificado!

O físico alemão, Georg Christoph Lichtenberg, estudou profundamente as descargas elétricas e suas consequências. Com sua pesquisa, ele conseguiu definir as chamadas Figuras de Lichtenberg, que demonstram um padrão no formato das cicatrizes que as pessoas atingidas por descargas elétricas e raios desenvolvem.

Muitas pessoas vítimas desse tipo de fenômeno apresentam cicatrizes com formato ramificado. Esse tipo de marca é comum naqueles que foram atingidos por raios, por exemplo, uma experiência altamente assustadora e traumatizante, que pode ser fatal para a vítima.

Em muitos casos, a força da descarga elétrica deixa uma marca bem específica, como se fosse uma tatuagem na pele. A cicatriz ficou conhecida como Figura de Lichtenberg, pois apresenta os mesmos padrões estudados pelo físico e conhecidos por serem exemplos de fractais.

Mulher com cicatriz de raio

Homem com cicatriz de raio (Figuras de Lichtenberg)

As figuras de Lichtenberg demonstram as ramificações das descargas elétricas. Esses desenhos, às vezes, aparecem na superfície ou no interior de materiais isolantes. O físico alemão Georg Christoph Lichtenberg foi quem originalmente descobriu e estudou esse padrão.

Georg Christoph Lichtenberg
Georg Christoph Lichtenberg

Quando os fractais foram descobertos, acreditava-se que suas formas características poderiam revelar a natureza dos "fluidos" elétricos positivos e negativos.

Em 1777, Lichtenberg construiu um grande sistema para gerar eletricidade estática de alta voltagem por indução. Depois de descarregar um ponto de alta voltagem na superfície de um isolante, ele registrava os padrões radiais resultantes do experimento, que ficavam evidentes nas superfícies por conta da poeira.

Ao pressionar folhas de papel em branco sobre esses padrões, Lichtenberg conseguia transferir e registrar essas imagens, descobrindo assim o princípio básico da xerografia moderna. Essa descoberta também foi a precursora da física moderna dos plasmas.

Embora Lichtenberg tenha estudado somente figuras bidimensionais (2D), resultantes de alta voltagem, os cientistas modernos já estudaram figuras 2D e 3D, as chamadas árvores elétricas.

Criando Figuras de Lichtenberg:


Diversas vítimas de raios e outros tipos de descargas elétricas de alta voltagem ficam marcadas com essas árvores elétricas na pele. O padrão fractal é visível e comprova que os estudos de Lichtenberg estavam corretos.


Veja também:

Veja o que um raio pode fazer com sua pele

Os diferentes tipos de gelo

Geometria Fractal



+ Sobre essa Curiosidade: Raio Relâmpago Trovão
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • 12 histórias inspiradoras de pessoas que perderam muito peso
  • Apocalipse - O último livro da Bíblia (Vídeo 5 de 5)
  • Dúvidas Cruéis
  • O surgimento da aliança de casamento
  • Adolescente fotografou fantasma de monge em abadia
  • Mulher encontra cogumelo em forma de cérebro na Dinamarca
  • Top 10: celulares mais caros do mundo
  • Curiosidades sobre a Honda

Você Sabia?

Em um tempo de vida médio é possível afirmar que a pele humana é renovada mil vezes.