Animais

Gatos possuem 7 traços de personalidade, revela estudo

Você provavelmente já deve ter ouvido que gatos tem 7 vidas não é? Esse é um ditado muito comum e muitas pessoas falam esta frase, em diferentes contextos. O que nem todo mundo sabe é que os gatos parecem ter 7 traços de personalidade principais. Pelo menos é isso que um novo estudo sugere.

O ser humano sempre teve muito interesse pela autodescrição ou definição. Por exemplo, as redes sociais sempre deixam um espaço para uma pequena biografia. Em aplicativos de namoro, você geralmente é incentivado a se descrever brevemente, geralmente usando alguns adjetivos. Certo? E se você realmente pudesse fazer o mesmo com seu gato?

Geralmente, tutores de bichos de estimação são capazes de descrever seus animais. Preguiçoso, curioso, dorminhoco, agressivo, temperamental, sentimental… todos são adjetivos usados por donos de animais de estimação para descreve-los. Mas você consegue imaginar que esses animais realmente tenham traços de personalidade?

Para além da projeção humana, um novo estudo sugere que gatos realmente possuem pelo menos 7 traços de personalidade. Em poucas palavras, esse estudo ajuda na compreensão de que os gatos são animais dotados de sentimentos. O estudo foi publicado na conceituada revista Animals.

PUBLICIDADE

Muitas vezes ofuscado por cães quando se trata de pesquisa, não há muito por aí sobre a personalidade dos gatos. “Em comparação com os cães, menos se sabe sobre o comportamento e a personalidade dos gatos, e há demanda para a identificação de problemas e fatores de risco relacionados. Precisamos de mais compreensão e ferramentas para eliminar comportamentos problemáticos e melhorar o bem-estar dos gatos ”, disse a autora e pesquisadora de doutorado Salla Mikkola em um comunicado.

Como funcionou a pesquisa?

Os pesquisadores fizeram uma pesquisa de 138 perguntas dirigida a proprietários de gatos, destinada a fornecer informações sobre a história, a saúde e os comportamentos de seu companheiro fofo. Entre outras coisas, os proprietários foram solicitados a fornecer o sexo, raça, cor da pelagem, data de nascimento e atividade principal de seus gatos. Um total de 4.316 gatos foram incluídos na amostra final.

A partir das respostas, os pesquisadores foram capazes de identificar os seguintes sete traços – cinco de personalidade e dois comportamentais:

PUBLICIDADE

Atividade / diversão

Medo

Agressão para com os humanos

Sociabilidade com os humanos

Sociabilidade com gatos

Problemas com a caixa de areia

Limpeza excessiva

A pesquisa, segundo os desenvolvedores, ajuda na compreensão desses animais. Além disso, a pesquisa também serviu para mostrar que os indivíduos de determinada raça tendiam a demostrar comportamento semelhante, algo que gera sempre muito interesse.

Segundo a pesquisa, os gatos da raça Turca Van foram os que apresentaram maior agressividade contra humanos e menor sociabilidade com outros gatos. Já os mais passivos foram os gatos persa e exótico. Por outro lado, o gato mais ativo foi o bengal. Os animais foram descritos por seus donos e, meses depois, os voluntários responderam as mesmas perguntas novamente.

A pesquisa pode ajudar as autoridades locais de algumas regiões a lidarem com a superpopulaçãoa de gatos, além de também fornecer meios para os tutores a melhor compreender seus bichanos e saber como cuidar deles.

Sobre o Autor

Roberta M.

Gosto de escrever sobre diversos assuntos, principalmente curiosidades e tecnologia. Contato: [email protected]