CuriosidadeCiênciasNovo estudo afirma que a ciência poderá retardar o envelhecimento ou curar o câncer - Fazer as duas coisas é matematicamente impossível!

Novo estudo afirma que a ciência poderá retardar o envelhecimento ou curar o câncer - Fazer as duas coisas é matematicamente impossível!

Img Mobile - Novo estudo afirma que a ciência poderá retardar o envelhecimento ou curar o câncer - Fazer as duas coisas é matematicamente impossível!

Um estudo recém-lançado sugere que é matematicamente impossível retardar o envelhecimento e curar o câncer ao mesmo tempo. Isso significa que a ciência deve optar por apenas uma dessas iniciativas tão importantes e almejadas pelos pesquisadores.

De acordo com o estudo, nossos corpos não evoluíram para vencer o envelhecimento porque esse processo pode levar ao câncer. Apesar da ampla gama de cremes, loções, tratamentos e poções envelhecimento, ainda é impossível parar o avanço do tempo e seus sinais no corpo humano.

O Google tem feito investimentos de bilhões de dólares para enfrentar o "problema" do envelhecimento, mas parece que é matematicamente impossível retardar o processo de envelhecimento e, ao mesmo, promover a cura do câncer.





Envelhecimento

Com base no que conhecemos atualmente sobre o envelhecimento, os cientistas acreditam que, se pudéssemos controlar as chamadas células "lentas" e mudar o genoma, poderíamos parar ou mesmo reverter o processo de envelhecimento através de uma metodologia de seleção natural artificial. Mas isso não é assim tão simples.

À medida que o corpo envelhece, certas células desaceleram ou perdem a função, enquanto outras aceleram. Os anos trazem cabelos grisalhos porque nossas células deixam de produzir pigmento. Além disso, o risco de câncer se torna maior à medida que envelhecemos por conta das rápidas mudanças no organismo e nas células.

Ao simular o que aconteceria se as células lentas fossem removidas, os matemáticos da Universidade do Arizona descobriram que não só essa seleção natural artificial falharia ao tentar abrandar o processo de envelhecimento, como também poderia levar o câncer a se tornar mais agressivo.

"À medida que você envelhece, a maioria de suas células diminui e perde a função. Elas também param de se multiplicar. Mas algumas células continuam se desenvolvendo de forma acelerada”, disse Paul Nelson, principal autor do estudo publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences. [Pnas]

Velhinho cadeira de rodas

"O que mostramos é que isso forma um duplo vínculo. Se você se livrar das células que funcionam mal, isso permite que as células cancerígenas se proliferem, e se você diminuir a velocidade das células com potencial cancerígeno, vai aumentar o número de células de envelhecimento”. Ou seja: não é possível retardar o avanço da idade e conter o câncer ao mesmo tempo.

Isso explica algumas das razões por trás do mistério do envelhecimento humano. É possível diminuir o envelhecimento, mas não é possível detê-lo. Na prática, ou suas células se tornarão lentas e você envelhecerá ou então você terá câncer.

Dente hospital

O trabalho de Nelson e Masel, chamado de Competição Intercelular e Inevitabilidade do Envelhecimento Multicelular, foi apoiado por Institutos Nacionais de Saúde e pela Fundação John Templeton.


Leia também:
Cientista toma 100 medicamentos por dia para viver até os 150 anos de idade


O trabalho apoia as alegações feitas pelo neurobiologista britânico e ex-presidente-executivo do British Medical Research Council, professor Sir Colin Blakemore, que afirmou que é possível fazer com que os seres humanos vivam mais de 120 anos, mas que o controle do envelhecimento tem um limite real e absoluto, mesmo com os avanços médicos e tecnológicos.



+ Sobre essa Curiosidade: Velho Idoso Câncer Jovem
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Veja também

  • Quais os maiores eventos esportivos da humanidade?
  • Google Earth revela padrões estranhos no deserto chinês
  • Curiosidades sobre o Dragon Ball
  • A destruição de milhares de esqueletos gigantes em 1900
  • Curiosidades sobre Queimadas
  • Curiosidades sobre os bombeiros
  • Como funciona um HD
  • A Conquista do Espaço

Você Sabia?

Os elefantes são os únicos animais do planeta que não conseguem pular.