CuriosidadeCotidianoO Brasil está em Guerra?

O Brasil está em Guerra?

Img Mobile - O Brasil está em Guerra?

O número de mortes violentas no Brasil já fez com que o país se assemelhasse a nações em guerra. Apenas entre os anos de 2011 e 2015, o Brasil registrou mais mortes violentas do que a Síria, um país que convive com uma guerra sangrenta há mais de seis anos.

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, a violência brasileira pode realmente ser comparada a uma situação de guerra, principalmente em cidades como o Rio de Janeiro, onde facções criminosas ainda controlam as favelas e travam um conflito violento contra a polícia há anos.

Os números mostram que, no Rio de Janeiro, um fuzil é apreendido por dia e cerca de 11 trocas de tiros são registradas diariamente entre criminosos e policiais. O relatório também mostra que, entre 2011 e 2015, foram registradas 278.839 ocorrências de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenção policial no Brasil. No mesmo período, a Síria teve 256.124 mortes violentas.





Protesto contra violencia

O panorama da violência no Brasil


Pessoa morta

Em 2015, 58.383 brasileiros foram mortos violentamente. Isso significa que uma pessoa foi assassinada no país a cada 9 minutos, o que corresponde a 160 mortes por dia.

Esse dado se tornou ainda mais alarmante em 2016, quando, de acordo com o Anuário Brasileiro da Segurança Pública, o Brasil registrou 61.600 mortes violentas, em latrocínios, homicídios e lesões seguidas de morte. Neste cenário, foram contabilizadas sete mortes violentas por hora.

As principais ocorrências violentas registradas no Brasil são: homicídios, latrocínios, lesão corporal seguida de morte e morte por intervenção policial. O Rio de Janeiro é o estado com o maior número de vítimas. Outras regiões críticas do país são Sergipe, Amapá e Rio Grande do Norte.

Os crimes violentos contra mulheres também aumentaram em 2016, chegando à marca de 4,6 mil casos, com um assassinato de mulher a cada duas horas. As mortes de jovens também cresceram nos últimos anos, principalmente dentro do perfil de vítimas negras, pobres, que vivem na periferia e que são executadas com armas de fogo. Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Brasil é o sétimo país que mais mata jovens no mundo, ficando atrás apenas de Honduras, El Salvador, Colômbia, Venezuela, Iraque e Síria.

Arma de fogo, Revolver atirando

Leia também:
Quem cuida dos direitos humanos de vítimas de violência?

Onde morre mais gente? No Brasil ou na Guerra da Síria?

Exército Brasileiro nas ruas


Os números de 2017



Em 2017, o número de assassinatos no Brasil também aumentou. Apenas no primeiro semestre, foram registrados 28.200 homicídios dolosos, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios. Isso indica que o balanço final do ano pode novamente chegar à casa dos 60 mil casos, como ocorreu em 2016.

Policiais Brasileiros

Outro dado preocupante é que a força policial brasileira é a que mais mata no mundo. De acordo com a Anistia Internacional, a violência policial no Brasil é assustadora. Apenas em 2012, 56 mil homicídios foram cometidos por policiais. No contexto das vítimas da violência policial, 99,5% dos mortos entre 2010 e 2013 eram homens, principalmente com idades entre 15 e 29 anos.



+ Sobre essa Curiosidade: Violência Guerra
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Por que a violência fascina?

    Os seres humanos possuem a grande habilidade em demonstrar sentimentos. Todos estes se afloram a cada nova emoção, em mais ou menos intensidade, mas sempre ...
    Leram 5591 Vezes

  • Vencendo uma guerra usando cobras venenosas

    O General Cartaginês, Anibal Barca, é considerado um estrategista bastante inteligente da história mundial. Anibal nasceu em Cartago, e era filho do fundado...
    Leram 38589 Vezes

  • Frases célebres sobre a Guerra

    Toda guerra é uma decepção. Sun Tzu Todas as guerras são guerras civis porque todos os homens são irmãos. Francois Fenelon Uma paz injusta é melhor ...
    Leram 22130 Vezes

  • Quando terminou a Segunda Guerra Mundial?

    A Segunda Guerra Mundial terminou oficialmente no dia 8 de maio de 1945, livrando a Europa e o mundo de um terrível momento da sua história. O fim da guerra...
    Leram 38832 Vezes

  • A Curiosa Guerra da Barba

    Vários são os motivos que levam duas nações a entrarem em conflito armado. Eles podem ser motivos econômicos, políticos, ideológicos, entre outros. Mas é...
    Leram 16956 Vezes

  • Guerra de Troia na Mitologia

    A Guerra de Troia foi um confronto entre gregos e troianos entre 1300 a.C. e 1200 a.C. O motivo do conflito foi o rapto da rainha de Esparta, Helena, pelo p...
    Leram 21992 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Veja também

  • O Mito de Prometeu
  • Os ministros do supremo tribunal federal são intocáveis? Podem ser presos?
  • Tudo sobre o Inseto Vaga-lume (Pirilampo)
  • Acho que boa parte dos Brasileiros tem! Harpaxofobia!
  • Fotos de Anjos Reais
  • Violino Eletrônico da Yamaha
  • Como são produzidas as vacinas?
  • Indícios de Contatos Extraterrestre na Bíblia

Você Sabia?

Senna conquistou 41 vitórias, 161 GPs, fez 2.750 voltas na liderança, 65 poles e ganhou 3 títulos mundiais.