Universo

O espaço cheira ruim?

Saiba quais são os odores característicos do espaço!

Existem várias teorias sobre quais seriam os odores característicos e mais marcantes do espaço. Na verdade, as informações já coletadas e divulgadas dão conta de que o espaço tem um cheiro que mais parece uma combinação de diesel e churrasco. Pelo menos, este é o relato da maioria dos astronautas.

Como todos nós sabemos, o espaço é um imenso vácuo. Sendo assim, ninguém nunca foi capaz de cheirá-lo de verdade. O que ocorre é que os astronautas que já estiveram lá trazem consigo algumas impressões e memórias olfativas de dentro das naves espaciais, e não precisamente do espaço.

Aliás, seria impossível que eles tentassem sentir algum cheiro fora das naves, já que retirar o equipamento espacial seria como uma sentença de morte. Os astronautas foram capazes de sentir o cheiro indiretamente, ou seja, eles conhecem os odores que trazem para eles memórias das viagens espaciais das quais participaram.

Astronauta, missão no espaço

ANÚNCIOS

Alguns pesquisadores já conseguiram identificar numerosos compostos e elementos que fazem parte da nossa galáxia, muitos deles encontrados também aqui na Terra. A partir destes compostos, os estudiosos deduzem como pode ser o cheiro do espaço.

De acordo com fontes da NASA, o espaço poderia ter um odor formado pela mistura de metal quente, churrasqueira e fumaça de óleo diesel. Há também o provável cheiro de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, resultantes das grandes explosões que ocorrem no espaço.

Estrelas, Via lactea

ANÚNCIOS

Com tão pouca informação a respeito deste tema, é impossível afirmar que o espaço realmente cheira mal. Os astronautas que saem das naves em explorações espaciais ficam com odores em suas roupas. Quando retornam para a Terra, eles costumam dizer que suas vestes espaciais apresentam um cheiro de carne de churrasco queimada.

É possível que o odor do universo seja sempre um mistério para os humanos. Mas, certamente, existem cheiros incríveis e também cheiros péssimos espalhados pelas galáxias.

Sobre o Autor