CuriosidadeCiênciasO Exoesqueleto de Miguel Nicolelis

O Exoesqueleto de Miguel Nicolelis

Img Mobile - O Exoesqueleto de Miguel Nicolelis

O projeto do Exoesqueleto foi um dos marcos da Copa do Mundo do Brasil 2014. Apesar de não ter recebido a devida atenção na abertura da Copa e de ter sido criticado por alguns membros da comunidade científica, o projeto do brasileiro Miguel Nicolelis será lembrado como uma bela demonstração de robótica.

O exoesqueleto foi desenvolvido para que o jovem paraplégico Juliano Pinto, de 29 anos, pudesse dar o primeiro chute na bola na abertura da Copa do Mundo. O objetivo era vestir uma roupa robótica que seria comandada pelo cérebro. O experimento moveu o pé direito de Juliano Pinto e ele deu um pequeno chute em uma bola de futebol.

O projeto custou 33 milhões de reais e foi financiado, em grande parte, pelo governo federal. O exoesqueleto era uma estrutura metálica de 70 quilos, que foi construída com a contribuição de 156 cientistas de 25 países, todos liderados pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis.

Nicolelis é um cientista da Universidade de Duke, nos Estados Unidos. Ele chamou o projeto do exoesqueleto de “Andar de Novo”. O projeto consistia em uma estrutura robótica de metal capaz de ler os sinais elétricos emitidos pelo cérebro de um paraplégico. Segundo o cientista, o projeto foi um grande trabalho de equipe.

Para a comunidade científica mundial, o projeto foi uma 'espetacularização' de uma tecnologia incipiente e que não está madura para a produção em massa. Os críticos também citaram o alto investimento de 33 milhões de reais em um experimento que não trará benefícios ou soluções para os paraplégicos.



+ Sobre essa Curiosidade: Copa do Mundo Robôs
Comentários:

Curiosidades Relevantes

O site dos curiosos.

Veja também

  • Curiosidades sobre o Time Botafogo
  • Google proíbe anúncios on-line para venda de armas
  • A Cidade Mais Antiga das Americas - Caral
  • Os 10 carros mais rápidos do mundo
  • O homem não foi à Lua...
  • Qual o índice de saneamento básico do Mundo?
  • Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico
  • Vídeo de Ovni e Caça F-18 voando juntos

Você Sabia?

Dos estados americanos, o Alasca ganha em número de empregados que vão ao trabalho a pé.