CuriosidadeInvençõesO Incrível Motor Mendocino

O Incrível Motor Mendocino

Img Mobile - O Incrível Motor Mendocino

O Motor Mendocino é um motor elétrico movido à energia solar com levitação magnética. Ele tem uma potência bem baixa, então geralmente ele é usado apenas como demonstrações técnicas.

O motor foi feito pela primeira vez pelo inventor Larry Spring, do condado de Mendocino, na Califórnia.

Ele consiste de um eixo giratório que é retido por ímãs repelentes, estabilizado por um ponto contra uma parede. O motor é alimentado por painéis solares montados no eixo de fiação, que geram correntes através de bobinas de fio isolado.

Motor Mendocino


Como funciona o motor mendocino?



A base do motor consiste em cinco conjuntos de ímãs. Quatro ímãs na base são ímãs de levitação que fornecem força de levitação contra os ímãs do eixo. O quinto ímã é um ímã de campo que fornece o campo magnético para o rotor. A placa traseira tem um pedaço de vidro como placa de suporte.
O rotor consiste de um eixo com uma ponta em uma extremidade, ímãs e bloco de rotor. No bloco do rotor, existem quatro células solares; uma célula em cada um dos quatro lados e dois conjuntos de rolamentos.

O rotor é levitado pela força de repulsão entre os ímãs do eixo e os ímãs de levitação na base. O ímã de levitação também fornece um impulso para frente para manter o ponto do eixo contra a placa do mancal.

Quando a luz atinge uma das células solares, gera uma corrente elétrica, energizando assim um dos enrolamentos do rotor. 

O Motor Mendocino flutua em seu próprio campo magnético e converte a luz em eletricidade e magnetismo que então são convertidos no movimento do motor. 
Ele fornece a satisfação de criar um pouco de tecnologia incrível e a oportunidade de explorar magnetismo, eletromagnetismo, motores elétricos, geração de energia solar e fabricação pessoal. 

Isso produz um campo eletromagnético que interage com os ímãs de campo na base, fazendo com que o rotor gire. À medida que o rotor gira, a próxima célula solar entra em posição. Esta célula agora energiza o segundo rolamento. O processo se repete novamente.


Veja em funcionamento:








História



A ideia de criar um motor comutado de luz com células solares que acionavam as boninas do motor foi descrita pela primeira vez por Daryl Chapin em um kit experimental de 1962 sobre energia solar. 

Esse kit experimental de Daryl foi distribuído pela Bell Labs e a sua versão do motor usava um cilindro de vidro vertical em um ponto de agulha como um rolamento de baixa fricção.

Em 1994, Lary Spring criou o Motor Mendocino com eixo giratório que é retido por ímãs repelentes, estabilizado por um ponto contra uma parede.



+ Sobre essa Curiosidade: Energia Solar Motor Magnetismo

O site dos curiosos.

Veja também

  • Monofobia: O medo de estar sozinho
  • Tipos de Comédia
  • Poluição mata 3 vezes mais do que Aids, Tuberculose e Malária juntas
  • Estudo indica como a idade e o sexo influenciam a vida social das pessoas
  • Pessoas que gostam mais do inverno são mais tristes?
  • Conheça a história da gata heroína Scarlett
  • Quais os carros elétricos mais baratos do mundo?
  • Fumar ou comer ovo faz o mesmo mal à saúde?

Você Sabia?

É impossível criar uma pasta com o nome “con” no Windows.